Nesta sexta-feira, 8 de março, é comemorado o Dia das Mulheres. A data representa a luta pela equidade de direitos entre os gêneros, conquistada a passos lentos dia a dia. Para celebrar as mulheres, diversas cidades do Vale do Paraíba prepararam uma programação especial para esta sexta-feira.
Leia mais notícias da região aqui
Confira as programações do Dia da Mulher em cada cidade da região:
SÃO JOSÉ DOS CAMPOS
A Prefeitura de São José dos Campos v
vai oferecer um evento com diversos serviços para o Dia Internacional da Mulher no Largo São Benedito, região central, das 9h às 13h. Além disso, os munícipes vão poder prestigiar as apresentações musicais e de dança com os frequentadores das Casas do Idoso, participar da oficina de maquiagem, do momento “flash back” com as músicas que marcaram época e de um aulão de esportes.
Além disso, o evento reúne diversos serviços gratuitos como aferição da pressão e glicemia, orientações sobre a saúde da mulher e informações sobre rede de proteção e a Patrulha Maria da Penha, que promove o combate à violência familiar e doméstica.
Programação
- 9h – Aulão com a Secretaria de Esportes;
- 9h30 – Dança sênior (Casa do Idoso Centro);
- 10h – Dança cigana (Casa do Idoso Leste);
- 10h30 – Dança Urbana (Casa do Idoso Sul);
- 10h30 – Oficina de maquiagem;
- 11h – Dança do ventre (Casa do Idoso Norte);
- 11h30 – Momento “flash back” – Com as músicas que marcaram época (Professores da Casa do Idoso Norte).
TAUBATÉ
Em Taubaté, as moradoras poderão prestigiar uma exposição artística gratuita, além de rodas de conversa e até show sertanejo.
Exposição
A Sede da Área de Museus de Taubaté
vai receber a exposição “Amanhã Serei Raiz” que apresenta 13 obras das artistas do Coletivo 1MULHERporM2 e será acompanhada de oficinas artísticas. O conceito da mostra é resgatar o feminino e a ancestralidade através das raízes culturais, sociais e antropológicas, trabalhadas de forma ampla ou pessoal.
A exposição conta com as obras das artistas Ana Roberta Lima, Bia Parreiras, Cami Onuki, Carla Venusa, Fulvia Molina, Iara Venanzi, Karen Caetano, Laura Corrêa, Lucrécia Couso, Lynn Carone, Melissa Haidar, Paula Marina e Tina Leme Scott, que usaram técnicas multimídia, pintura, desenho, fotografia, colagem e gravura.
Durante o período da exposição serão oferecidas oficinas de criação e reprodução de imagens tais como monotipia, isogravura e carimbos através de materiais acessíveis, que serão ministradas no Teatro Conceição Molinario; oficina de fotografia no Museu da Imagem e do Som de Taubaté (MISTAU) e a palestra online sobre organização e gerenciamento de coletivos artísticos.
A Sede da Área de Museus de Taubaté está localizada na Av. Santa Luiza de Marillac, 1481, no bairro Vila São José.
Taubaté Shopping
O Taubaté Shopping vai realizar ações em prol da saúde feminina, exposição de conscientização sobre violência doméstica, show sertanejo e apresentação de dança.
A exposição ‘Mulheres que Inspiram’, promovida pela Delegacia de Defesa da Mulher de Taubaté dá voz às mulheres que foram vítimas de violência doméstica, com painéis fotográficos que contam as histórias de oito mulheres que enfrentaram grandes traumas, das 10h às 22h.
Já às 18h, a psicóloga Ana Cláudia Magalhães Bastos vai participar de uma roda de conversa sobre autoestima da mulher na Praça de Alimentação. Além do bate-papo, o público ainda pode aproveitar um show com o cantor e compositor sertanejo Diovanni, na Praça de Alimentação, às 19h.
CARAGUATATUBA
A Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba (Fundacc) vai comemorar o Dia da Mulher com convidadas de várias expressões artísticas no MACC (Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba), a partir das 16h30. A entrada é gratuita.
A exposição ”Mulheres-Artistas? Mulheres! Artistas!”, com obras de Ana Pinheiro, Alice Dolfini, Sara Belz, Vera Lavor, coletivos Linhas do Mar e Teodoras do Cordel, e das homenageadas pelas trajetórias, Sandra Mendes e Edna Lins.
Representando a área de literatura, acontece o lançamento da obra da jornalista e escritora Mariana Bueno “Nem louca, nem coitadinha, nem tão corajosa assim”. São crônicas sobre viajar sozinha, para inspirar e refletir, além de textos sobre alguns destinos, dicas práticas de organização, segurança e outras.
O coletivo estadual feminino Teodoras do Cordel também faz o lançamento da obra “Pagu”. A leitura dramática será apresentada pelas cordelistas Luciana Souza, Zenilda Lua e da jornalista Daniella Almeida, responsável pela área de literatura da Fundacc (Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba).
Na área da dança, o público vai assistir à performance de dança “A Morte do Cisne”, da bailarina da Escola de Bailados de Caraguatatuba, Maria Clara Montemor. O MACC está localizado na Praça Dr. Cândido Motta, 72, no Centro.
CAMPOS DO JORDÃO
Em Campos de Jordão, o Instituto Parque Capivari vai inaugurar a “Sala Lilás” para atendimento a mulheres vítimas de violência doméstica, além disso, o parque terá programação especial para elas com passeio gratuito no teleférico.
Sala Lilás
O local contará com uma equipe especializada, formada por assistente social e advogada, capacitadas para receber denúncias, acolher e orientar as vítimas na formalização das denúncias online, auxiliando, principalmente, aquelas que não tem acesso à internet em casa. Os atendimentos na “Sala Lilás”, vão ocorrer, inicialmente, às segundas e quartas-feiras, das 9h às 12h e das 13h às 17h.
Programação do dia 08 de março
O Parque terá uma programação especial para elas, com passeio gratuito no teleférico e 50% de desconto nas atrações da Roda Gigante, Parque Indoor e Carrinho de Bate Bate. Também haverá massagem, quiropraxia, e ações da Unidade Básica de Saúde Recanto Feliz, com orientações sobre planejamento familiar, aferição de pressão arterial, medição de glicemia e agendamento de exames. Confira a programação:
- 09h – Caminhada das Mulheres;
- 10h – Apresentação do Coral CCI (Centro de Convivência do Idoso);
- 16h – Zumba.
Veja também o horário de funcionamento do Teleférico e Trenó de Montanha até dia 28 de março:
- 9h às 18h – Segunda, quarta e quinta-feira;
- 13h às 18h – Terça-feira;
- 9h às 20h – Sexta, sábado e domingo.
*Texto de Bianca Martins comm supervisão de Julia Lopes