Durante a 3ª fase da Operação Verão, a Policia Civil identificou uma central de monitoramento de câmeras de uma facção criminosa em São Vicente.
No início da manhã de quinta-feira (7), dez mandados de busca e apreensão foram cumpridos em locais cuja investigação indicava que eram utilizados por uma facção criminosa atuante no tráfico de drogas.
Também foram realizadas três prisões de suspeitos e uma apreensão de um adolescente, apontados como integrantes dessa organização criminosa.
Ao todo, os criminosos tinham 13 câmeras de monitoramento instaladas em locais públicos, e a central ficava em um imóvel situado em São Vicente, no bairro Catiapoã. As imagens abaixo mostram como o esquema funcionava.
Segundo o Delegado Fabiano Barbeiro, da Divisão Especializada de Investigações Criminais (Deic), as câmeras podem ter auxiliado na fuga dos criminosos onde o PM da Rota Samuel Wesley Cosmo morreu.
“A ação furtiva dos criminosos no momento da incursão da equipe do PM Cosmo foi muito precisa. A probabilidade deles perceberem a aproximação da PM e conseguirem fugir foi muito eficiente, então, certamente esse sistema já estava em funcionamento”, explicou o delegado.
Detidos
Um dos detidos durante a ação desta quinta-feira (7), foi o responsável por monitorar as câmeras do crime organizado, e alertar os comparsas sobre a presença de policiais nos pontos de venda de drogas. O homem já era procurado pela Justiça. Ele não voltou ao presídio após receber o benefício da saída temporária. Não há informações sobre o crime que ele cometeu.
Os outros dois homens foram detidos por envolvimento com tráfico de drogas, mas não foi informada a quantidade de entorpecentes apreendida com eles.
Os policiais também cumpriram uma ordem judicial expedida pela Justiça do Estado do Espírito Santo para apreender um adolescente. O menor está envolvido em investigações sobre a prática de crimes de ódio, como homicídio, instigação a suicídio e vandalismo.