Você já conferiu a Faixa das Dez, da novabrasil? Em segunda semana de exibição, em um mês apenas com convidadas mulheres, o Vozes da Vez recebe a querida Ana Cañas. Em conversa entre amigas com Fabiane Pereira, a artista revelou as emoções com projeto em que canta Belchior e fala sobre sua carreira na música brasileira.
Durante a pandemia, Ana Cañas idealizou e apresentou uma live a partir da obra do compositor cearense. A repercussão do público fez com que a iniciativa seguisse e se tornasse seu novo trabalho.
Em 2021, o projeto virou álbum Ana Cañas Canta Belchior, show e um registro audiovisual ao vivo, com participações de Ney Matogrosso e Rael. O espetáculo traz clássicos do compositor como Alucinação, Sujeito de Sorte, Coração Selvagem e Como Nossos Pais.
Com a proximidade com a obra, familiares e fãs de Belchior, Ana foi presenteada com uma música inédita pelos próprios filhos do artista.
“Quero ocupar um espaço perene na música brasileira” diz Ana Cañas sobre carreira
O projeto Ana Cañas Canta Belchior começou porque Ana Cañas já costumava cantar Alucinação em seus show. Ela percebeu que a canção causava uma comoção pela genialidade de Belchior. Durante a pandemia, quando decidiu fazer a live apenas com canções do compositor, percebeu que havia “um encontro”, uma conexão entre os dois artistas.
“Hoje, dois anos e meio depois, lançado o DVD e tudo mais, entendo que somos almas que conversam.”
Para além da música, Ana encontrou inúmeros pontos de identificação com o artista cearense. Desde visão de vida até a vontade de atender os fãs depois dos shows. Mesmo na terceira fase do projeto, Ana Cañas ainda se emociona cantando e transmite essa emoção para todos os demais.
Ainda sobre o tema, a artista falou sobre o trabalho de grandes duplas de intérpretes mulheres e compositores:
“Acho que a gente tem uma tradição histórica brasileira na música de encontro de mulheres intérpretes com compositores masculinos. Bethânia e Roberto Carlos, Gal Costa e Caetano, Cássia e Nando e muitos outros casos.”
E completa:
“Acho que existe uma alquimia nesse encontro que você encontra um compositor com o qual você se identifica (como pessoa, ser humano e artista), e aquilo dialoga com a sua realidade e você transpõe isso para o seu canto.”
Durante a conversa, Ana também falou sobre a música inédita de Belchior que gravou. O “presente” foi dado pelos filhos do artista, Mikael e Camila, que levantaram um acervo de composições nunca vistas do pai. Ana explica a importância desse momento.
Ouça o episódio na íntegra:
Sobre o ‘Vozes da Vez’
Apresentado pela jornalista, radialista e curadora Fabiane Pereira, o Vozes da Vez é o programa que celebra as novidades da cultura brasileira no dial, uma espécie de rádio-talk-show.
Por meio de entrevistas intimistas e divertidas, a apresentadora – que já é conhecida do público por equilibrar perspicácia e descontração – vai conduzir o ouvinte a uma experiência sonora repleta de boas histórias com personalidades da música, do cinema, do esporte, da literatura, da política, da ciência e das artes em geral.
Confira a playlist oficial do programa: