Morreu nesta segunda-feira (13) o baixista Canisso, da banda Raimundos. José Henrique Campos Pereira tinha 57 anos e, de acordo com a família, foi a óbito após sofrer com lesões de uma queda em casa provocada por um desmaio. O músico foi socorrido, mas morreu no hospital.
A Raimundos tem 35 anos de carreira e fez muito sucesso nos anos 90, com canções como Mulher de Fases e A Mais Pedida. Com uma pegada punk rock, o quarteto incluiu até o forró nas músicas.
Canisso foi gigante e o legado que ele deixou para a música brasileira será lembrado para sempre. A seguir, veja mais sobre quem foi o artista e sua trajetória no Raimundos!
Raimundos e Canisso: uma trajetória de sucesso
Tudo começou quando os vizinhos Rodolfo (guitarrista) e Digão (baterista) resolveram se juntar para montar uma banda. Então, os dois decidiram convidar Canisso para assumir o baixo. Foi essa a primeira formação do Raimundos.
Na época, eles faziam covers do Ramones e de outras bandas do gênero pop rock. A primeira apresentação do grupo foi na casa do vocalista do Autoramas, Gabriel Thomaz.
O nome da banda veio de uma mistura de regionalidade com amor de fã. A família de Rodolfo é paraibana e ele cresceu ouvindo muita música nordestina, como as de Zenilton, que ficou bastante famoso pelo teor humorístico de suas letras.
A influência foi tanta que as canções do cantor o inspiraram a escrever versões punk de forrós já existentes.
Então, em homenagem ao Ramones, que era uma das principais referências do grupo, e para adicionar mais brasilidade ao nome, os integrantes decidiram que a banda se chamaria Raimundos.
O primeiro álbum do grupo foi lançado em 94, com muita música no estilo “hardcore do sertão”, como os próprios músicos se definiam.
Porém, o auge da banda chegou no final dos anos 90, quando ela lançou seu disco mais vendido, Só no Forévis. Diversas músicas do álbum emplacaram e são sucesso até hoje: Mulher de Fases, A Mais Pedida e Me Lambe são algumas delas.
Durante sua trajetória, o grupo sofreu diversas separações e alterações em sua formação original, mas segue firme e forte, apesar de algumas mudanças de estilo.
A partida de Canisso
O baque mais recente foi a morte de Canisso nesta segunda-feira. Até então, o baixista se encontrava em boa saúde e chegou até a tocar em uma apresentação da banda Sigma no sábado (11), em uma casa noturna de Santa Catarina.
Nas redes sociais, artistas e fãs se comoveram com a partida do baixista:
Deixamos aqui nossos mais sinceros sentimentos para a família e amigos de José Henrique. Canisso deixará saudades!