RIO DE JANEIRO, RJ (UOL/FOLHAPRESS) – David Luiz não tem sido muito aproveitado no Flamengo, mas nem por isso perdeu importância internamente. Na reserva, o jogador é visto como um líder e uma espécie de mentor dos companheiros, principalmente os mais jovens.
“Sem dúvida nenhuma é um ser humano com o coração enorme, ajuda muito os jovens. Não só eu. Muitos meninos se sentem aconselhados pelo David Luiz, um cara que tem experiência muito grande no futebol, uma sabedoria grande. A gente fica feliz de ter um jogador desse no Flamengo, que faz o jogador crescer. Sem dúvida alguma, é uma peça muito importante para nós”, diz Pedro, atacante do Flamengo.
CONSELHOS PARA ALÉM DO CAMPO
Rodinei, em 2022, foi um dos “cases” de sucesso de David Luiz. Então criticado, o lateral-direito viveu seu melhor ano da carreira após seguir os conselhos do defensor, com extenso currículo na Europa. Rodinei passou a cuidar mais do corpo e ser mais disciplinado. Ele fez trabalhos fora dos treinos do Ninho do Urubu, em casa, com profissionais que trabalharam para David Luiz.
Pedro foi outro que seguiu as recomendações. O artilheiro do Flamengo em 2024 também faz trabalhos com os profissionais contratados por David Luiz.
Entre os crias da base do Flamengo, a “mentoria” de David Luiz já foi mencionada por Victor Hugo, no ano passado, quando o jogador passou a entrar com frequência nos jogos da Libertadores e fazer gols.
CONCORRÊNCIA AUMENTA
Prestes a fazer 37 anos, David Luiz começou a temporada como terceira opção para a zaga. A dupla Fabrício Bruno e Léo Pereira vive um momento incontestável.
Além disso, o Flamengo foi ao mercado e trouxe Léo Ortiz do Red Bull Bragantino, jogador que Tite gosta muito e a quem chegou a convocar nos tempos de seleção.
O setor ficou sem Rodrigo Caio e Pablo, que tinham menos tempo em campo do que David Luiz, mas aumentavam a lista de jogadores mais rodados do elenco do Fla. Mas para Tite, a zaga está bem servida.
“O Flamengo projeta uma equipe a médio e longo prazo. independentemente do técnico. Tem dois atletas que estão jogando muito e selecionáveis. Tem o David que é um extraordinário jogador. Tem o Bahia (Cleiton) surgindo e procurando espaço. Saíram o Pablo e o Rodrigo Caio. Tem que ter na estrutura um jogador desse nível para reposição. O Léo (Ortiz) se encaixa. Tanto no perfil técnico quanto no perfil ”pessoa”, disse o treinador, após a vitória por 2 a 0 sobre o Fluminense, no jogo de ida da semifinal do Carioca.
BRUNO BRAZ / Folhapress