SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O músico canadense Neil Young, 78, vai voltar a disponibilizar sua obra no Spotify após removê-la em 2022 em protesto contra Joe Rogan, dono do podcast que lidera a audiência na plataforma nos Estados Unidos.
O podcast de Rogan, até então disponível exclusivamente no Spotify, será veiculado também através de outras plataformas, como o Youtube e o Amazon Music. Com a mudança, Young disse que já não consegue continuar fazendo oposição ao podcaster.
“Minha decisão vem quando os serviços de música Apple e Amazon começaram a servir os mesmos recursos de podcast de desinformação que eu havia oposto no Spotify. Não posso simplesmente deixar a Apple e a Amazon, como fiz com o Spotify, porque minha música estaria muito pouco disponível para os amantes de música, então retornei ao Spotify.”
Rogan foi acusado de espalhar desinformação por mais de 270 de cientistas e profissionais da saúde de espalhar desinformações sobre a vacina da Covid em seu podcast. Na época, Young considerou a plataforma conivente com os dados causados pelo apresentador e decidiu retirar sua música de lá.
Também à época, o diretor executivo do Spotify Daniel Ek se desculpou em nome da plataforma. “Temos a obrigação de fazer mais para fornecer equilíbrio e o acesso a informações amplamente aceitas pelas comunidades médica e científica.” Rogan também se desculpou e disse que passaria a buscar ouvir especialistas com opiniões diferentes.
Redação / Folhapress