Lúcia Teixeira participa do Fórum de Políticas de Educação Superior

Nesta sexta-feira (15), aconteceu o último dia da Conferência Regional de Educação Superior (Cres+5), no Centro Internacional de Convenções do Brasil, em Brasília (DF). A educadora, escritora e psicóloga Lúcia Teixeira, presidente do Semesp e da Unisanta, esteve presente no evento à convite da Unesco Iesalc, no painel sobre Qualidade da Educação Superior na América Latina e Caribe.

A educadora participou da abertura da Conferência, ao lado do Ministro da Educação, Camilo Santana, da Ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos e autoridades estrangeiras.

Lúcia destacou no painel desta manhã  a importância de políticas públicas de qualidade na América Latina e Caribe, com educação de qualidade e inclusiva ao longo da vida. “É o que pode propiciar que as pessoas do nosso continente saiam da pobreza, tenham vidas mais saudáveis, mais sustentáveis e sociedades mais resilientes, tolerantes sem tanta polarização. Temos que refletir como podemos promover tudo isso, quando temos no nosso continente tantos excluídos na escola, falta de capital humano adequado ao mercado de trabalho cada vez mais exigente digital”. 

Lançando aos participantes questões cruciais do momento, ela continuou: “Como as politicas públicas podem garantir qualidade, quando há uma modificação de parâmetros nas organizações de ensino, que não podem ser como eram antes?” questionou.

O evento é organizado pelo Ministério da Educação (MEC) e  pelo Instituto Internacional da Unesco para a Educação Superior na América Latina e no Caribe, da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Iesalc Unesco). Estavam presentes ao painel: o Vice-Ministro de Educação Superior, Paraguai, Federico Mora; a Subsecretária de Instituições de Educação Superior, Equador, Cecilia Santana; o Vice-Ministro de Educação Superior, Colômbia, Alejandro Álvarez Gallego e a Diretora do Sistema de Avaliação e Credenciamento de Educação Superior, México, María José Rhi Sausi Garavito. 

Na última terça-feira (12), Lúcia também participou da abertura da Pré-Conferência “CRES +5 na Perspectiva da Realcup e dos Agentes Públicos, para discutir o tema com representantes do setor privado, formuladores de políticas públicas, especialistas em ensino superior e representantes do setor público. Lúcia ocupa ainda uma das vice-presidências da rede.

A Realculp é uma rede de associações privadas da América Latina, que reúne representação de 13 países. O foco da rede é fortalecer o protagonismo do setor privado e demonstrar com evidências a relevância na América Latina e Caribe.  

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTICIAS RELACIONADAS