Você conhece a pianista brasileira Eliane Elias? Ela está entre as duas únicas mulheres brasileiras a conquistarem um Grammy Award. Nesta matéria, conheça mais sobre a artista.
Apenas duas mulheres na história da música brasileira já conquistaram o Grammy Awards
Apenas duas mulheres na história da nossa música já conquistaram o Grammy Awards, maior premiação da música mundial, que já premiou nomes como Tom Jobim, João Gilberto, Caetano Veloso, Gilberto Gil e Milton Nascimento.
Astrud Gilberto
Uma delas foi a cantora Astrud Gilberto, que ganhou o Grammy Awards de Gravação do Ano, em 1965, com The Girl From Ipanema, versão em inglês para o clássico Garota de Ipanema, de Tom Jobim e Vinicius de Moraes, que ela cantou no álbum Getz/Gilberto, no qual João Gilberto (seu marido na época) fez parceria com o saxofonista de jazz norte-americano Stan Getz.
Astrud foi indicada em mais duas categorias neste mesmo ano: Artista Revelação e Melhor Performance Vocal Feminina. E no ano seguinte, ainda levou uma indicação de Performance Vocal Feminina, pelo disco The Astrud Gilberto Album.
Eliane Elias
A outra brasileira que conquistou este feito recebeu não só um, mas dois gramofones! E é a aniversariante do dia hoje, completando 63 anos de vida neste 19 de março!
A pianista, compositora e cantora paulista Eliane Elias venceu o Grammy Awards 2016 na categoria Melhor Álbum de Jazz Latino, com o disco Made In Brazil, que também foi indicado na categoria Melhor Engenharia de Gravação;
E também conquistou o Grammy Awards 2022 na mesma categoria, com o álbum Mirror Mirror, em parceria com o pianista e tecladista de jazz estadunidense Chick Corea e com o pianista cubano de jazz Chucho Valdés.
Ela ainda foi indicada em 2002, como Melhor Álbum de Grande Conjunto de Jazz, com o álbum Impulsive!; e em 1996, como Melhor Improvisação de Jazz Solo, na música The Way You Look Tonight.
A carreira
Eliane começou a tocar piano aos sete anos de idade. Sua mãe era pianista clássica. Em 1973, aos 13 anos, iniciou seus estudos de piano no Centro Livre de Aprendizagem Musical (CLAM), com Amilton Godoy, pianista do Zimbo Trio.
Aos 17 anos, começou a se apresentar tocando composições próprias e, após uma turnê em 1981, com o baixista porto-riquenho radicado em Nova York, Eddie Gomez, foi encorajada a se mudar para a cidade estadunidense. Lá, foi convidada a se juntar à banda Steps Ahead, gravando um álbum com eles em 1983.
Após sair do grupo, trabalhou com o trompetista americano Randy Brecker, com quem foi casada e tem uma filha, a cantora e compositora Amanda Brecker. Em 1986, Eliane Elias lançou seu primeiro disco, Illusions, e – a partir daí – seguiu uma carreira de sucesso e gravou inúmeros álbuns, entre eles um dueto com o pianista e tecladista norte-americano Herbie Hancock, considerado um dos mestres do jazz.
Thalma de Freitas e Anitta também foram mulheres brasileiras indicadas ao Grammy
Vale a pena lembrar que mais duas brasileiras já concorreram a um Grammy Awards, feito muito importante, mesmo não tendo vencido: a cantora Thalma de Freitas foi indicada – em 2020 – a Melhor Álbum de Jazz Latino, com o disco Sorte; e – agora em 2023 – Anitta foi indicada como Artista Revelação na maior premiação da música mundial!