No último sábado (16), um homem de 58 anos teve seu fígado e rins doados na Santa Casa de Araçatuba (SP) após sofrer um traumatismo craniano. Segundo informações da assessoria de imprensa do hospital, o paciente foi internado em estado grave na quarta-feira (13) e teve a morte encefálica confirmada na sexta-feira (15) às 10h21.
A família do paciente, consultada pela equipe médica, concordou em realizar a doação dos órgãos. O procedimento foi realizado por equipes do Hospital Leforte, de São Paulo, e do HB (Hospital de Base) de São José do Rio Preto, que captaram respectivamente o fígado e os rins do paciente.
A operação de captação foi concluída por volta das 15h e a equipe responsável pelo transporte do fígado deixou a cidade em um voo da FAB (Força Aérea Brasileira), após o órgão ser levado do hospital até o aeroporto Dario Guarita com escolta da Guarda Municipal.
Embora a identidade do doador não tenha sido divulgada oficialmente pelo hospital, informações obtidas pela reportagem indicam que o homem residia em Birigui e sofreu uma queda de uma escada em seu local de trabalho na manhã de quarta-feira.
Após o primeiro atendimento no pronto-socorro de Birigui, o paciente foi transferido para a Santa Casa de Araçatuba, onde, mesmo em estado grave, foi mantido na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) até a constatação da morte cerebral.
A doação dos órgãos desse paciente representa uma luz de esperança para aqueles que aguardam na fila por um transplante, mostrando o nobre gesto de solidariedade em meio a um momento de perda.