Vem Doce, o sétimo álbum de inéditas de Vanessa da Mata, chegou às plataformas de música no dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher. O projeto une diferentes gêneros da música brasileira, além de parcerias com Marcelo Camelo, L7nnon e João Gomes.
Com elementos e ritmos modernos, somados à grande voz da artista, Vanessa atua como compositora, arranjadora, produtora e intérprete. Forró, MPB, Piseiro, R&B, Pop e Trap são exemplos de sonoridades que a cantora explora no disco, mas sempre com a personalidade de composições de Vanessa carregam consigo.
O resultado é um passeio musical, que levam o ouvinte confortavelmente por experiências diversificadas. As faixas Vem Doce e Face e Avesso ainda foram gravadas com afinação áurea. A frequência é conhecida por estar ligada a efeitos de paz, que desaceleram batimentos cardíacos e promovem harmonia.
Sobre o álbum, Vanessa diz:
“Em ‘Vem Doce’, eu queria o ponto de conversa e convergência entre duas naturezas. A mais pura, vista no extremo tropicalismo da manga, e a ampliada no sofisticado design brasileiro, representada no carrinho de Jorge Zalszupin, ambicionado no mundo todo, que está presente nas fotos do projeto. ”
Em ‘Vem Doce’, Vanessa da Mata canta Belchior com João Gomes
Vanessa da Mata conheceu João Gomes quando o artista cantava suas músicas e a chamou para cantar junto com ele em seu DVD.
Em entrevista ao portal R7, Vanessa da Mata contou detalhes:
O João Gomes me mandou um direct no Instagram perguntando se ele estragou a música ‘Amado’ e perguntando o que eu achava. Mandei meu telefone e falei: ‘Para de ser doido, menino, Me liga’. A gente conversou, ele me chamou para o DVD. Ele é um fã e aprendeu as minhas músicas com a mãe, tocando em casa, e é um menino maravilhoso, de uma cultura musical impressionante. Fiquei muito feliz em conhecer João, tenho muito orgulho dele!
Quando ouviu sua voz, percebeu nela todas as influências da música brasileira:
Eu de cara percebi uma toada de aboio na voz dele. A tradição é muito forte em seu cantar. Quando ouvimos João Gomes, sem o ritmo do piseiro, ouvimos todas as influências tradicionais dos vaqueiros. Isso me agrada muito!
E completou:
Ele tem o timbre e a entonação de um senhor da tradição nordestina cantando, transparecendo suas influências nos aboios. Ele é fã de Belchior, eu também, tinha tudo para dar certo.
O resultado está na faixa Comentário a Respeito de John, composição de Belchior e José Luiz Penna, de 1979. A canção faz alusões à vida e obra do eterno Beatle John Lennon, uma das referências de Belchior.