Último dia do verão: calor e chuva continuam na região

último dia do verão e começo do outono
(Foto: Agência Brasil)

Hoje, 19 de março, é o último dia do verão. Nesta quarta-feira (20), o outono começa oficialmente, às 00h06, e se estende até às 17h51 do dia 20 de junho, pelo horário de Brasília. Já teremos mudanças nas condições de tempo no primeiro dia da nova estação, devido ao avanço de uma nova frente fria. 

Leia mais notícias da região aqui

De acordo com o Climatempo, o verão termina com condições típicas da estação. O Brasil ainda está dentro de uma grande massa de ar quente e úmido, que é a condição ideal para a formação das grandes nuvens carregadas, que provocam as pancadas de chuva com raios.

A onda de calor que atingiu a região na semana passada faz o clima quente continuar no último dia do verão de 2024. O calor e a umidade do ar elevada estimulam o crescimento de nuvens carregadas sobre todos os estados do Sudeste.

A previsão para os primeiros dia de outono é de mais chuva no Vale do Paraíba e Litoral Norte de São Paulo, com acumulados em torno de 80 milímetros por dia. Pontualmente, pode ser registrada chuva mais intensa, acompanhada de rajadas de vento e trovoadas.

A passagem de uma frente fria encerra o período de bloqueio atmosférico e marca o fim da onda de calor. A entrada de um pouco de ar frio vai aliviar o calor intenso e a semana vai terminar com temperaturas mais baixas.

Outono

outono
(Foto: Getty Images)

O outono no hemisfério Sul começará à 0h06 (horário de Brasília) desta quarta-feira (20) e terminará em 21 de junho, às 17h51. A estação é considerada de transição entre o verão quente e úmido e o inverno frio e seco, principalmente, na parte central do país. Neste período, as chuvas são mais escassas.

A estação também é caracterizada por passagem de massas de ar frio, vindas do sul do continente, que provocam o declínio das temperaturas do ar.

Durante a estação, o Inmet aponta as primeiras ocorrências de fenômenos adversos típicos do outono, como nevoeiros e geadas.

Previsão do tempo para os próximos dias

A Defesa Civil do Estado prevê que nos dias 21 e 22 de março (quinta e sexta-feira), o Litoral Norte e Vale do Paraíba, devem ser atingidos por fortes chuvas e rajadas de ventos.

Haverá uma mudança extrema nas condições climáticas devido ao calor e a umidade do ar, criando condições para temporais seguidos por raios e intensas rajadas de vento.

Na quinta-feira (21) está prevista a chegada da primeira frente fria de grande importância no início do outono. As chuvas e os ventos deverão chegar entre a tarde e a noite. A previsão é de que os acumulados ultrapassem os 100 milímetros em 24 horas no Litoral Norte.

Também está prevista a passagem dos típicos ventos Noroeste na tarde de quinta-feira. À noite, os ventos mudam em direção Sul e as rajadas podem atingir de 50 a 70 km/h.

Na sexta-feira (22), haverá um declínio da temperatura e as chuvas continuam, mas em forma de chuvas fracas e contínuas, aumentando os acumulados na região, sem possibilidade de tempestades severas ou descargas elétricas.

Ressalta-se a importância de atenção às áreas mais vulneráveis, pois há risco de deslizamentos, desabamentos, alagamentos e enchentes.

Em caso de emergências, deve-se acionar a Defesa Civil pelo telefone 199 ou o Corpo de Bombeiros pelo 193.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTICIAS RELACIONADAS