RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Fernanda Rodrigues produz café em fazenda de 180 hectares no Rio

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – Fernanda Rodrigues, 44, transformou uma fazenda de 180 hectares abandonada em um refúgio e se tornou produtora de café.

Ao lado do marido, Raoni Carneiro, e mais dois sócios, eles começaram a investir na produção do próprio café há quase quatro anos. De acordo com o jornal Extra, o grupo decidiu após encontrar uma propriedade abandonada em Avelar, distrito de Paty do Alferes, no Vale do Café, do Rio de Janeiro. A partir disso, fizeram uma reforma para tornar o local uma terra produtiva de novo.

A fazenda tem 180 hectares, mas o cultivo percorre 40 hectares. De acordo com eles, desta forma, o grupo consegue fazer uma produção sustentável, recuperando áreas com o plantio de árvores nativas e preservando nascentes na região.

Em um texto sobre a fazenda, que leva o nome de Nosso Vilarejo, eles contam sobre o trabalho no local. “O trabalho começou em outubro de 2020, adotando práticas regenerativas: Para as nascentes, o ‘plantar água’. Para o solo, o ‘alimento orgânico’. Para o ecossistema, a busca pelo reequilíbrio e biodiversidade. Uma busca dos sonhos, da perfeita comunhão entre a agricultura e a floresta. O reencontro da natureza original. Tanto esforço, dedicação e amor foi retribuído na primeira colheita, em 2021. De lá para cá os avanços se seguiram e hoje temos muito orgulho da marca que estamos construindo”, diz o texto.

Em uma entrevista no ano passado, Fernanda afirmou que começaram na fazenda como lazer. “Mas esse cafezal poderia ser legal de investir. É um universo lindo, tanto do café, como da agrofloresta. Depois de dois anos agroflorestando, as crianças tendo a oportunidade de ver tudo crescer, começamos a investir. Foram mais de 120 mil árvores plantadas. É um café sem agrotóxico. É lindo. É nosso propósito de vida”, disse ela para Giovanna Ewbank e Fernanda Paes Leme.

Redação / Folhapress

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS