A mudança na linha foi anunciada pela Emdec (Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas).
A linha BRT11 conta a partir de hoje, 20, com mais 3 ônibus vinculados à frota, passando de 7 para 10 veículos. Com isso, o intervalo entre as viagens deve cair de 15 para 10 minutos. Essa linha faz a ligação entre o Terminal Vida Nova ao Centro. Ela está inserida no Corredor BRT Ouro Verde.
Sistema BRT
Atualmente, o sistema BRT de Campinas possui sete linhas de ônibus. São três linhas no Corredor Ouro Verde (BRT10, BRT11 e BRT12); e quatro linhas no Corredor Campo Grande (BRT20, BRT21, BRT25 e BRT26).
A operação do BRT no município começou em novembro de 2022, com a criação da linha BRT20 no Campo Grande. No Ouro Verde, a linha BRT10 entrou em operação em março de 2023.
Em nota, a Emdec informou que a linha BRT11 – Vida Nova (parador) foi criada no final de janeiro deste ano (2024). Inicialmente, ela operava com seis ônibus vinculados à frota e intervalos entre as viagens de 20 minutos, no pico.
Com a adesão gradual de mais passageiros à nova linha, a Emdec realizou ajustes pontuais na operação da BRT11. Neste mês de março já foram dois ajustes. No dia 13 de março, a Emdec aumentou a frota da linha, passando de seis para sete ônibus; e intervalo entre as viagens de 20 para 15 minutos.
Hoje, dia 20 de março, novo arranjo na operação da BRT11, com incremento na frota, aumentado em três ônibus, passando de sete para 10 veículos. Com isso, o intervalo entre as viagens caiu de 15 para 10 minutos.
Ou seja, desde o início da operação da linha BRT11, em menos de dois meses, ela teve aumento de seis para 10 ônibus; e o intervalo entre as viagens caiu de 20 para 10 minutos.
A linha BRT11 parte do Terminal Vida Nova e acessa o Centro pelo Corredor Amoreiras, atendendo a cinco terminais (Vida Nova, Santa Lúcia, Campos Elíseos, Central e Mercado); e sete estações BRT (Marajó, Vila Rica, Anhanguera, Parque Industrial, São Bernardo, Mário Gatti e João Jorge). No Corredor Central (Rótula), ela faz paradas nas avenidas Irmã Serafina (Allan Kardec), Anchieta (Prefeitura e CPFL), Dona Libânia e Orosimbo Maia.
A linha tem itinerário pela avenida Ruy Rodriguez e Terminal Ouro Verde, regiões que estão em obras de finalização do Corredor BRT Ouro Verde. O desempenho da linha e cumprimento de horários ficam comprometidos, por conta das lentidões diárias nas regiões. Sobre falhas no aplicativo, elas podem ser ocasionadas por áreas de sombra. A Emdec está analisando a situação.
A Emdec continuará acompanhando a operação da linha BRT11, para promover mais ajustes na operação, à medida que haja adesão de mais passageiros na utilização da linha.