Foi anunciada, na noite desta quarta-feira (20), a licitação da 1° etapa de restauro dos museus do Café e Histórico, ambos abandonados há quase uma década em Ribeirão Preto.
“Nós estamos anunciando o início da abertura da licitação para construção da reserva técnica dos nossos museus do Café e Histórico, que servirá de abrigo para todo o nosso acervo. Uma vez pronto, nós iniciaremos também o restauro dos móveis e dos museus”, afirmou o prefeito Duarte Nogueira (PSDB) em vídeo publicado nas redes sociais.
Ambos os museus estão localizados no campus da Universidade de São Paulo em Ribeirão Preto, na zona Oeste do município. Desde 2016, os ambientes sofrem interdição, tendo a Justiça determinado prazo de 90 dias para início das obras em 2017 com multa diária de R$ 1 mil.
Mesmo com a medida jurídica, entretanto, nada foi realizado pela administração. Anos depois, em dezembro de 2021, a Prefeitura de Ribeirão Preto anunciou, durante reunião no Palácio Rio Branco, o projeto executivo de arquitetura e engenharia para reforma e restauro do complexo dos museus Histórico e do Café.
Na ocasião, conforme Duarte Nogueira anunciou, existia uma movimentação para levantar formas de financiamento e outras fontes de recursos para custear a obra, de aproximadamente R$ 15 milhões. O projeto foi arquivado pela falta de arrecadação da verba essencial para a atividade de restauro.
Em outubro de 2023, uma reportagem exclusiva publicada pelo jornalismo do THMais denunciou a situação de completo abandono e descaso com o acervo histórico da cidade de Ribeirão Preto.
Autoridades do Conppac (Conselho de Preservação do Patrimônio Cultural), historiadores e servidores da prefeitura, durante vistoria nesta sexta-feira (20), encontraram o acervo da história municipal em total estado de abandono em dois museus do município.
“É de partir o coração o estado em que encontramos o acervo dos nossos museus Histórico e do Café”, inicia a manifestação do órgão de patrimônio cultural.
Em janeiro de 2024, foram assinadas as licitações da Reserva Técnica e Inventário do Acervo dos museus Histórico e do Café. Dois meses depois, o anúncio do início da licitação para obras de restauro. “Um dia histórico”, pontuou o secretário de Cultura e Turismo, Pedro Leão.
A construção terá três pavimentos, e deve guardar os mais de 6 mil ítens de exposição que remetem à história de Ribeirão Preto durante o período cafeeiro. A respeito da licitação, a abertura da sessão pública será no dia 11 de abril, a partir das 9h.
A obra está prevista para o ano que vem, sem maiores detalhes da data de entrega.