Mergulhadores avistam mais de 40 tubarões em Arquipélago do Litoral Norte

tubarões ilhabela
(Foto: ICMBio)

Um grupo de mergulhadores de Ilhabela registrou o momento que mais de 40 tubarões-martelo são avistados durante prática de mergulho livre, no Arquipélago de Alcatrazes, no último domingo (17). As imagens foram divulgadas nesta quarta-feira (20) pelo ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade).

Leia mais notícias da região aqui

O registrou foi feito por visitantes que foram ao local através de uma operadora de passeio e estavam acompanhados por dois monitores do ICMBio, responsável pela gestão da Estação Ecológica Tupinambás e Refúgio de Vida Silvestre do Arquipélago de Alcatrazes.

Florence Suzuki, designer de 37 anos, estava entre o grupo de 15 amigos, formado por velejadores, surfistas e mergulhadores de Ilhabela. “O nosso objetivo era um mergulho livre, mas ao cairmos na água ficamos surpresos com a quantidade de vida marinha. O que tornou mais incrível o passei foi o avistamento do cardume de tubarões-martelo”, contou.

Para a Chefe do ICMBio Alcatrazes, Thais Rodrigues, o aparecimento de cardumes de espécies de tubarões é um importante indicativo de eficiência na proteção dos ambientes marinhos de Alcatrazes, uma vez que estes animais ocupam a posição de topo da cadeia alimentar.

“Para que estas espécies ocorram em determinados locais, todo o ambiente precisa estar em equilíbrio e abundância de outros peixes, que os servem de alimentos. Esse aumento expressivo destas espécies no arquipélago se deve ao fortalecimento das estratégias de fiscalização do ICMBio Alcatrazes no local, com consequente redução da pesca. Isso nos mostra que estas estratégias vêm sendo efetivas para a conservação e proteção da biodiversidade marinha das unidades presentes no Arquipélago de Alcatrazes”, explicou.

Veja o vídeo dos tubarões-martelo registrado pelos mergulhadores:

(Vídeo: Octavio Campos Salles)

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTICIAS RELACIONADAS