Ocupando o segundo lugar entre os 50 pontos críticos de acidentalidade no trânsito de Campinas, o cruzamento da avenida John Boyd Dunlop com a av. Mário Scolari e a rua Josepha Julia Doval de Oliveira recebe nesta sexta-feira, 22, uma ação educativa da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec). As abordagens serão realizadas das 7h às 9h, por equipe de Educação da empresa.
O ranking dos 50 pontos críticos é uma lista criada pela Emdec, com base em dados de sinistros e seus níveis de severidade, nos últimos cinco anos. A lista é usada para nortear a implementação de estratégias em prol da segurança viária. Entre elas, ações educativas e intervenções viárias, que foram realizadas no local e já mostram resultados.
A região escolhida para a ação desta sexta já ocupou o topo do ranking: de janeiro a dezembro de 2023, os dados acumulados desde 2018 apontavam este ponto como o mais crítico de todos os 50. A queda para o segundo lugar veio na última atualização da lista, com dados de 2019 a janeiro de 2024, poucos meses após a Emdec realizar intervenções viárias na região.
No final de setembro de 2023, a empresa concluiu a implementação de uma série de medidas com o objetivo de melhorar a segurança viária no local. Foram realizadas obras de geometria, sinalização viária e mudança de circulação, para induzir a redução das velocidades nas esquinas, diminuir o risco de colisão nas conversões, e reduzir a exposição dos pedestres ao risco, com travessias mais curtas.
O projeto teve início em março de 2022, quando equipes técnicas da Emdec e da Iniciativa Bloomberg para Segurança Viária Global (BIGRS) fizeram vistorias na região. Levando em consideração recomendações da BIGRS, a Emdec construiu o projeto e o plano de ação, com medidas de moderação de tráfego.
Desde outubro, após conclusão do projeto, dez sinistros foram registrados na região, porém sem nenhuma vítima fatal. Atualmente, o primeiro colocado no ranking é outro ponto da John Boyd Dunlop: o cruzamento com a Rodovia dos Bandeirantes (SP-348).
Ação educativa é realizada semanalmente em pontos críticos
Durante a atividade que será realizada nesta sexta, pedestres e condutores de veículos que circulam na região serão orientados sobre comportamentos seguros no trânsito. Os participantes também serão informados sobre o alto índice de sinistralidade no local.
Todas as semanas, a Emdec costuma realizar abordagens educativas em pontos críticos listados no ranking. A depender das condições climáticas, a ação poderá ser reagendada