A Prefeitura de Caraguatatuba adiou para terça-feira (26) o início da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza (gripe), devido às fortes chuvas deste final de semana.
Campanha de Vacinação contra a gripe começa hoje em São José
No fim da tarde da última quinta-feira (21), a empresa de energia EDP informou o munícipio sobre a possibilidade de quedas de energia por conta da previsão de chuvas. Com isso, as doses de vacina corriam risco nas Unidades Básicas de Saúde, podendo ser inviabilizadas se ficassem descongeladas.
Os imunizantes foram transferidos para um prédio único, que possui câmara fria e gerador, garantindo o esfriamento dos mesmos. Nesta segunda-feira (25), as doses foram novamente distribuídas para as UBSs, para o início da campanha nesta terça-feira (26).
Este ano, o Ministério da Saúde antecipou a vacinação em razão do aumento da circulação de vírus respiratórios no país.
Gripe
A influenza é uma infecção viral aguda, que afeta o sistema respiratório e é de alta transmissibilidade. A vacinação permite, ao longo do ano, minimizar a carga e prevenir o surgimento de complicações decorrentes da doença, reduzindo os sintomas nos grupos prioritários e a sobrecarga nos serviços de saúde.
Segundo o Ministério da Saúde, a imunização previne contra os vírus que geralmente começam a circular em maio, junho e julho, mas desde o ano passado há uma antecipação de circulação de vírus respiratórios em geral, por isso, a necessidade de adiantar a campanha para proteger a população, principalmente idosos, gestantes, profissionais de saúde, educação e todo o público-alvo, para que a população fique protegida antes do inverno.
A vacina utilizada é a trivalente, ou seja, apresenta três tipos de cepas de vírus em combinação, protegendo contra os principais vírus em circulação no Brasil. Segundo a Secretaria de Saúde, a vacina influenza pode ser administrada na mesma ocasião de outros imunizantes do Calendário Nacional de Vacinação.
Quem pode se vacinar:
Crianças de seis meses a menores de seis anos, trabalhadores da saúde, gestantes, puérperas, professores dos ensinos básico e superior; idosos com 60 anos ou mais, pessoas em situação de rua, profissionais das forças de segurança e de salvamento, profissionais das Forças Armadas, pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais (independentemente da idade), pessoas com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores do transporte rodoviário coletivo (urbano e de longo curso), trabalhadores portuários, funcionários do sistema de privação de liberdade e população privada de liberdade, além de adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas (entre 12 e 21 anos). Crianças que vão receber o imunizante pela primeira vez deverão tomar duas doses, com um intervalo de 30 dias.
Inicialmente, o município tem disponível 5.500 doses que foram enviadas pela Secretaria Estadual de Saúde. As vacinas serão disponibilizadas em todas as UBSs de segunda a sexta-feira (exceto no dia 25), das 8h às 16h30. É importante levar documento com foto e carteira de vacinação.