95 anos de Noite Ilustrada; relembre a carreira do sambista

Você conhece Noite IlustradaUm dos grandes sambistas, cantores e violonistas que fez história na música popular brasileira completaria 95 anos neste 10 de abril de 2023.

Noite Ilustrada em capa do Lp “A Força da Razão” , de 1988 | Foto: Divulgação

Quem foi Noite Ilustrada?

Nascido Mário de Souza Marques Filho, em Minas Gerais,  Noite Ilustrada mudou-se para o Rio de Janeiro nos anos 40, quando passou a integrar a Escola de Samba Portela, com quem excursionou para São Paulo, onde acabou por radicar-se e onde morou até os últimos dias de sua vida.

O artista viveu anos em um internato para garotos na cidade de Além Paraíba (MG), onde aprendeu a tocar violão e compôs suas primeiras canções. Quando saiu, conheceu o humorista Zé Trindade, que o convidou para excursionar como músico em sua caravana de shows. Foi Zé Trindade que deu a Mario o apelido de Noite Ilustrada. 

Por conta do seu belo vozeirão, ele foi convidado não só a tocar, mas também a cantar nos shows de Trindade. Mas, na estreia, o humorista esqueceu o nome do violonista bem na hora de apresentá-lo. Dizem que – por Mário gostar muito de uma revista famosa na época, chamada A Noite Ilustrada o apresentou assim, apelido que acabou usando para o resto da vida.

O primeiro disco ‘Cara de Boboca’ (1960)

No fim dos anos 50, o sambista foi contratado pela Rádio Nacional e pela TV Paulista, e lançou o seu primeiro disco, Cara de Boboca, em 1960.

Mas foi ao lançar a icônica canção Volta Por Cima, de Paulo Vanzolini, em seu terceiro disco, de 1963, que o sambista atingiu sucesso nacional:

“Reconhece a queda e não desanima. Levanta, sacode a poeira e dá a volta por cima”.

Depois, a canção foi regravada por nomes como:

  • Elza Soares;
  • Elis Regina e Jair Rodrigues;
  • Maria Bethânia;
  • Beth Carvalho;
  • Jorge Aragão;
  • e Zeca Pagodinho.

Sucessos de Noite Ilustrada

Outras famosas canções em sua voz o:

  • A Flor e O Espinho, de Nelson Cavaquinho, Alcides Caminha e Guilherme de Brito (“Tire o seu sorriso do caminho, que eu quero passar com a minha dor”)
  • e O Neguinho e a Senhorita, de Noel Rosa e Abelardo da Silva. 

Em mais de 50 anos de carreira, Noite Ilustrada lançou mais de 30 discos. Sua carreira se estendeu até 2001, quando permanecia ativo e chegou a lançar seu último álbum, Perfil de um Sambista.

O sambista dizia que Ataulfo Alves era seu mestre. Ele inclusive deixou um disco gravado, que foi lançado postumamente: Ao Mestre, Com Carinho – Noite Ilustrada canta Ataulfo Alves.

Outra grande influência era Lupicínio Rodrigues, a quem o artista também deixou outro álbum gravado, que foi lançado após sua morte: Noite Ilustrada canta Lupicínio Rodrigues.

O sambista faleceu em 28 de julho de 2003, aos 75 anos, por conta de um câncer no pulmão.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTICIAS RELACIONADAS