RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Prefeitura começa hoje apuração de denúncias contra a dengue com grupo especial

Marcela Gomes
Marcela Gomes
Chefe de redação na Thathi Record Campinas e editora-chefe do Balanço Geral. Apaixonada por jornalismo, com especialização em Mídia e Tecnologia e pós graduação em Semiótica. Mãe do Nietzsche (o cão, não o filósofo) e do Luck, meu "Felix Felicis".
Prefeitura começa hoje apuração de denúncias contra a dengue com grupo especial

A prefeitura de Campinas dá início hoje a atuação do Grupo de Resposta Unificada (GRU), que vai agilizar o atendimento às denúncias de criadouros do mosquito aedes aegpyti. O prefeito Dário Saadi participa da 1ª ação de fiscalização. Serão percorridos imóveis no Bonfim e Chapadão.

Grupo especial

Enquanto permanece em situação de emergência, Campinas vai contar com o grupo especial, o GRU, para agilizar respostas às denúncias sobre criadouros do mosquito transmissor da dengue.

Coordenado pelo Comitê Municipal de Enfrentamento das Arboviroses e Zoonoses, contará na prática com a participação de todos os órgãos da Administração, direta e indireta, que devem atuar na prevenção e combate ao aedes aegpyti. O GRU poderá tomar providências imediatas e medidas legais cabíveis durante a apuração das denúncias. Segundo o decreto, essas denúncias serão encaminhadas diretamente pelos setores responsáveis aos órgãos da administração pública direta e indireta.

Isso quer dizer que, a partir do momento que uma denúncia formal chegar à Prefeitura pelo 156, elas poderão ser resolvidas com medidas mais rápidas, pois haverá um respaldo jurídico para ampliar as ações.

A Diretora do Departamento de Vigilância em Saúde (Devisa), Andrea Von Zuben, apontou que o principal objetivo desse grupo é ser uma força-tarefa. Os servidores nomeados para o GRU têm como atribuições atender a denúncias sobre situações de potenciais criadouros do mosquito transmissor da dengue e providenciar a inspeção, eliminação de criadouros e formalização da resposta ao articular e prover recursos para a execução da atividade, se necessário. O treinamento dos servidores foi realizado pelo Departamento de Vigilância em Saúde (Devisa). No caso da Administração indireta, cabe aos secretários ou presidentes das instituições a indicação de, no mínimo, dois servidores titulares e dois suplentes. 

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS