SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – A Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) divulgou, nesta quinta-feira, 28, a lista de livros obrigatórios para o vestibular de 2025.
Quatro obras entram na lista. São “Niketche: Uma História de Poligamia”, de Paulina Chiziane, “O Avesso da Pele”, de Jeferson Tenório, “Mas em Que Mundo Tu Vive”, de José Falero e uma seleta de canções de Lupicínio Rodrigues.
O livro de Tenório entra na lista após ter sido envolvido em uma polêmica nos estados do Paraná e Rio Grande do Sul, no último mês, depois que uma diretora de escola e o vereador Rodrigo Rabuske (PRD) se manifestaram dizendo que o livro, que trata de questões raciais, era impróprio para adolescentes do ensino médio por descrever cenas de sexo.
A Secretaria Estadual de Educação (Seed) chegou a determinar o recolhimento de exemplares da obra de escolas estaduais de ensino no Paraná. O mesmo aconteceu nos estados do Mato Grosso do Sul e Goiás.
Artistas se manifestaram nas redes sociais acusando os governos estaduais de censura.
VEJA A LISTA COMPLETA DE LEITURAS OBRIGATÓRIAS PARA A UFRGS
– “Niketche: Uma História de Poligamia”, de Paulina Chiziane
– “O Avesso da Pele”, de Jeferson Tenório
– “Mas em Que Mundo Tu Vive”, de José Falero
– “A Terra dos Mil Povos”, de Kaká Werá
– “Água Funda”, de Ruth Guimarães
– “Cem Anos de Solidão”, de Gabriel García Marquez
– “Um Útero É do Tamanho de Um Punho”, de Angélica Freitas
– “Lisístrata”, de Aristófanes
– “Várias Histórias”, de Machado de Assis
– “A Falência”, de Júlia Lopes de Almeida
– “Coral e Outros Poemas”, de Sophia de Mello Breyner Andresen
– Canções de Lupicínio Rodrigues: “Cadeira Vazia”, “Castigo”, “Cevando o Amargo”, “Dona Divergência”, “Ela Disse-me Assim (Vai Embora)”, “Esses Moços (Pobres Moços)”, “Foi Assim”, “Loucura”, “Maria Rosa”, “Migalhas”, “Namorados”, “Nervos de Aço”, “Nunca”, “Se Caso Você Chegasse”, “Vingança” e “(Xote da) Felicidade”
Redação / Folhapress