RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Com redistribuição de vacinas, 50 municípios de SP receberão doses da Qdenga

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Após quatro ofícios enviados ao Ministério da Saúde com pedido de doses da vacina Qdenga, de prevenção à dengue, fabricada pela farmacêutica Takeda, a capital paulista e outras 49 cidades do estado de São Paulo foram contempladas com a redistribuição proposta pelo órgão federal (veja a lista ao final deste texto).

Em nota, a Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo afirmou que aguarda as diretrizes do Programa Estadual de Imunizações e o próprio repasse da vacina Qdenga para iniciar a aplicação.

Segundo a Secretaria Estadual da Saúde, o CVE (Centro de Vigilância Epidemiológica) redistribuirá para a capital paulista as doses não utilizadas pelos municípios do Alto Tietê -os primeiros do estado a receberem a Qdenga para vacinarem crianças de 10 a 14 anos-, que vencem no dia 30 de abril. A pasta aguarda as informações desses municípios para o remanejamento das vacinas.

Em relação aos novos municípios paulistas contemplados pelo Ministério da Saúde, o CVE aguarda o repasse de novas doses para ampliar a imunização no estado. A aplicação seguirá calendário e estratégias dos próprios municípios.

Nesta quarta-feira (27), o Ministério da Saúde definiu que mais 154 municípios brasileiros serão contemplados na estratégia de ampliação da vacinação contra a dengue. O público-alvo continua o mesmo, ou seja, crianças e adolescentes de 10 a 14 anos.

De acordo com o governo federal, há 668 mil doses próximas do vencimento em 30 de abril; outras 523 mil perderão a validade em junho; e 84 mil, em julho.

Durante conversa com jornalistas na quarta, Eder Gatti, diretor do DPNI (Departamento do Programa Nacional de Imunização), disse que a redistribuição das doses com prazo de validade para 30 de abril começaria a partir da publicação da nota técnica, o que ocorreu nesta quinta.

O ministério recebeu nova remessa de vacinas contra a dengue. Ao todo, 930 mil serão distribuídas para os 521 municípios inicialmente selecionados e para os 154 novos. A expectativa é que as vacinas comecem a chegar na próxima semana, prazo a depender do tempo logístico de local.

“Enviaremos uma parte dessas doses para repor as que foram remanejadas em municípios inicialmente contemplados. Assim, garantiremos a continuidade da vacinação em locais com dose por vencer agora e que vão redistribuir. Nós também vamos garantir doses para aqueles municípios que estão vacinando bem, para que eles continuem a estratégia de vacinação”, disse Gatti.

Até esta quinta-feira (28), 154 pessoas morreram vítimas de dengue no estado de São Paulo. Outras 331 mortes estão em investigação. Já são 357.629 casos. Destes, 388 apresentaram gravidade, segundo o painel de monitoramento da Secretaria Estadual da Saúde.

A capital paulista, até 20 de março, contabilizou 67.168 casos e 19 mortes por dengue. Há 60 óbitos em investigação. De acordo com o último boletim epidemiológico, 77% dos distritos de São Paulo estão com alta incidência de dengue.

CIDADES QUE RECEBERÃO A VACINA QDENGA

– Americana

– Artur Nogueira

– Bady Bassitt

– Bálsamo

– Campinas

– Cedral

– Cosmópolis

– Cravinhos

– Guapiaçu

– Guatapará

– Holambra

– Hortolândia

– Jaguariúna

– Jardinópolis

– Ibirá

– Icem

– Indaiatuba

– Ipiguá

– Itatiba

– Luis Antonio

– Mirassol

– Mirassolândia

– Monte Mor

– Morungaba

– Neves Paulista

– Nova Aliança

– Nova Granada

– Nova Odessa

– Onda Verde

– Orindiúva

– Palestina

– Paulínia

– Paulo de Faria

– Pedreira

– Potirendaba

– Ribeirão Preto

– Santa Bárbara d’Oeste

– Santa Rita do Passa Quatro

– Santa Rosa de Viterbo

– Santo Antônio de Posse

– São José do Rio Preto

– São Simão

– São Paulo

– Serrana

– Serra Azul

– Sumaré

– Tanabi

– Uchoa

– Valinhos

– Vinhedo

PATRÍCIA PASQUINI / Folhapress

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS