Dia Mundial de Conscientização do Autismo é lembrado neste 2 de abril

O Dia Mundial de Conscientização do Autismo é lembrado em 2 de abril e, neste ano, o tema da campanha é “Valorize a capacidade e respeite os limites”. A data foi criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2007.

O autismo é um transtorno do neurodesenvolvimento que afeta a forma como as pessoas percebem, processam e respondem às informações sensoriais, sociais e emocionais. O autismo é uma condição heterogênea, ou seja, não existe um único tipo ou causa de autismo, mas sim um espectro que abrange diferentes características e níveis de funcionalidade.

Em entrevista à Novabrasil, o colunista e presidente do departamento de imunizações da Sociedade Brasileira de Pediatria, Renato Kfouri, destacou que a TEA, Transtorno do Espectro Autista, tem crescido em todo mundo. “Nos EUA, em 2004, era registrado 1 caso de autismo para cada 150 crianças. Hoje, há um caso para cada 36 crianças”, diz ele. Esse aumento estaria ligado aos fatores ambientais e genéticos, além de reflexos da pandemia que contribuíram para patologias associadas ao TEA. Apesar disso, segundo o médico, não está claro e não há uma causa definida para essa elevação.

O autismo atinge vários graus. Pode ocorrer de forma mais leve, onde a criança se comunica normalmente e, muitas vezes, o diagnóstico é feito na adolescência ou vida adulta. E há os casos mais avançados, nos quais o diagnóstico é feito mais cedo porque a pessoa apresenta condições como atraso de fala, déficit intelectual ou epilepsia.

Segundo Renato Kfouri, “infelizmente, temos poucos profissionais habilitados a cuidar, quer seja na saúde privada, quer seja no SUS”. Ele ressalta que, normalmente, o diagnóstico é feito com 3 ou 4 anos de atraso e o ideal seria um estímulo mais precoce.

O dia Mundial da Conscientização do Autismo é para lembrar e também para cobrar melhorias no tratamento e diagnóstico do transtorno em todo mundo.

Confira abaixo:

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS