Conscientizar os motoristas sobre os níveis de emissão de poluentes dos veículos e contribuir para o controle da emissão de gases na atmosfera. Com estes objetivos, a Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) retoma uma ação educativa itinerante que oferece inspeções ambientais gratuitas para a população.
O cronograma tem início na Praça da Concórdia, que recebe as inspeções entre esta terça-feira e quinta-feira, de 2 a 4 de abril, das 9h às 12h e das 13h às 15h. No decorrer do mês, novas ações serão realizadas (veja programação abaixo).
Na sequência, outros cinco locais recebem a iniciativa, até meados de maio – avenida Baden Powell (Ikehara), Sociedade Amigos de Bairro Jardim Nova Europa e Região, Shopping Parque das Bandeiras, Centro Comunitário Padre Anchieta/Centro de Referência de Assistência Social Integração (CRAS)/Vila Reggio e avenida John Boyd Dunlop (DG Atacado).
“A Emdec já realiza, periodicamente, a inspeção veicular ambiental nos veículos prestadores do serviço de transporte público (fretamento, transporte escolar e táxi). Estamos oferecendo o procedimento para os veículos de passeio em diferentes regiões da cidade como forma de ampliar o alcance da conscientização”, explica o presidente da Emdec, Vinicius Riverete.
Além de contribuir para o controle da emissão de gases e partículas inaláveis na atmosfera, a ação alerta a população sobre as consequências: doenças respiratórias, que atingem especialmente crianças e idosos. Trata-se, portanto, de uma ação educativa, que não tem finalidade de fiscalização.
Como é feita a inspeção ambiental
O procedimento é realizado em uma base móvel equipada com analisadores de gases e opacímetro, que medem a emissão de gases por veículos movidos a gasolina, álcool, gás natural veicular (GNV) e diesel. Ao final da análise feita com o veículo em aceleração, o condutor recebe um laudo com o diagnóstico. Em caso de reprovação, o relatório indica as possíveis causas, listando os itens do veículo que precisam de atenção.
Na inspeção ambiental, são verificados os seguintes itens: funcionamento do motor; vazamentos de óleo e fluido; estado de conservação do escapamento; ausência da vareta medidora do óleo; e fixação e conexões das mangueiras.
Conheça as principais causas de reprovação na inspeção ambiental:
– Funcionamento irregular do motor ou freios.
– Emissão de fumaça visível.
– Vazamentos de óleo, água ou fluidos.
– Escapamento com alteração (corrosão excessiva, furos ou falta de algum componente).
– Nível inadequado de óleo lubrificante e de água.
– Rotação de marcha lenta fora do especificado pelo fabricante.
– Falhas no sistema de injeção eletrônica e bicos de injeção.
– Carburador desregulado.
– Ponto de ignição fora da especificação.
– Velas sujas e desreguladas.
– Catalisador com avarias.
– Motor com desgastes excessivos nos anéis.
Confira, no cronograma, datas e locais das inspeções:
02, 03 e 04/04 – 9h às 12h e 13h às 15h | Praça da Concórdia
Rua Manoel Machado Pereira – Parque Valença (em frente à Subprefeitura do Distrito de Campo Grande)
09 e 10/04 – 9h às 12h e 13h às 15h | Ikehara
Avenida Baden Powell, 1830 – Jardim Nova Europa
16 e 17/04 – 9h às 12h e 13h às 15h | Sociedade Amigos de Bairro (SAB) Jardim Nova Europa e Região
Rua São Miguel Arcanjo 1.284 – Jardim Nova Europa
22/04 – 10h às 15h | Shopping Parque das Bandeiras
Avenida John Boyd Dunlop, 3.900 – Jardim Ipaussurama
Data a confirmar | DG Atacado
Avenida John Boyd Dunlop, 8.324 – Satélite Íris
Data a confirmar | Centro Comunitário Padre Anchieta/Centro de Referência de Assistência Social Integração (CRAS)/Vila Reggio
Avenida Papa João Paulo II, 80 – Conjunto Habitacional Padre Anchieta