PORTO ALEGRE, RS (FOLHAPRESS) – A queda de temperaturas no sul do Brasil proporcionou a primeira queda de geada do ano em Santa Catarina nesta quinta-feira (18).
Registrando temperatura mínima de 1,5º C de acordo com o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), a região do Vale do Caminhos da Neve, na cidade de São Joaquim, amanheceu coberta por uma camada fina de gelo.
A cidade, que fica a 1.354 metros de altitude na região do planalto serrano de Santa Catarina, é uma das mais frias do país.
De acordo com a Defesa Civil estadual, a cidade de Urupema, que teve mínima de 2,5ºC, também registrou geada. Os termômetros marcaram 3,4ºC na cidade vizinha de Urubici, e 6,2º em Lages, maior cidade do planalto serrano de SC.
A temperatura mínima no município de Bom Jardim da Serra foi de 1,95ºC, registrada às 6h, segundo dados do Epagri/Ciram, instituição que monitora as condições meteorológicas e agrícolas em Santa Catarina.
As baixas temperaturas devem continuar nos próximos dias. Há probabilidade de mais geada e mínimas de 0º a 2ºC no começo da manhã em áreas elevadas principalmente nesta sexta-feira (19), e em menor quantidade no fim de semana. A temperatura deve subir durante o dia, oscilando entre 21º e 26ºC.
Essas condições meteorológicas devem se estender até este domingo (21), devido a uma massa de ar seco na região serrana do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, e também no extremo sul do Paraná .
O fenômeno é decorrente de um ciclone extratropical que passou pelo Oceano Atlântico próximo ao leste e sul da Argentina.
No Rio Grande do Sul, as mínimas mais baixas foram registradas em municípios da região nordeste: em Vacaria, com 5,2°C; São José dos Ausentes, com 6,6°C; e Cambará do Sul, com 7,4°C. O local tem as maiores altitudes do estado, e faz divisa com a serra de Santa Catarina.
CARLOS VILLELA / Folhapress