Saúde faz parceria com Unicamp para busca ativa de 35 mil crianças com vacinas em atraso

Créditos: Fernanda Sunega

A Secretaria de Saúde de Campinas iniciou, nesta semana, uma parceria com a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) para realizar a busca ativa de 35 mil crianças na faixa etária de 0 a 5 anos que estão com o esquema vacinal desatualizado.

Como funciona?

Na prática, os participantes de um projeto de extensão da universidade, que está sob supervisão da médica e professora Roberta Vacari de Alcantara, irão auxiliar a secretaria no contato com pais ou responsáveis pelas crianças para convocar para a vacinação. Em paralelo, os envolvidos irão analisar os motivos pelos quais elas deixaram de receber as doses no momento em que elas deveriam ser aplicadas.

A expectativa é de que moradores de todas as áreas da cidade sejam contemplados. “Trata-se de mais uma estratégia que visa resgatar crianças que possam estar sem as vacinas adequadas para a faixa etária e, dessa forma, suscetíveis a doenças que poderiam ser evitadas. Essa ação de busca ativa já é desenvolvida pelas equipes de todos os centros de saúde, mas o envolvimento de estudantes da área da saúde da Unicamp vai contribuir para o avanço nos contatos com os responsáveis”, destacou a coordenadora do Programa de Imunização em Campinas, Chaúla Vizelli.

As doses indicadas por idade estão disponíveis na página: campinas.sp.gov.br/sites/vacina/idade-e-grupos.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS