Home Notícias Cotidiano Novo calendário da educação prevê quatro períodos de férias em Ribeirão

Novo calendário da educação prevê quatro períodos de férias em Ribeirão

0
Novo calendário da educação prevê quatro períodos de férias em Ribeirão
Imagem ilustrativa de alunos durante aula - Foto: F.L. Piton
Alunos da rede municipal durante aula – Foto: F.L. Piton

A Prefeitura de Ribeirão Preto publicou, no Diário Oficial desta quinta-feira (12), o calendário escolar para 2020. O novo modelo adere às mudanças realizadas pelo Governo do Estado de São Paulo, que preveem recessos de uma semana nos meses de abril e outubro.

A partir do próximo ano, o município passará a ter recessos de uma semana ao final do primeiro bimestre, no mês de abril, e do terceiro bimestre, em outubro. Além disso, o recesso de 15 dias entre o primeiro e o segundo semestre, no mês de julho, será mantido.

 “O Estado dividiu em duas partes as férias de julho, o que possibilita que as redes parem no mesmo período e beneficia diretamente aquelas famílias cujos filhos estão matriculados em redes diferentes. Isso garante uma melhor organização das férias para alunos e professores”, explica o secretário Felipe Elias Miguel.

Atualmente, existem cerca de 47 mil alunos matriculados na rede municipal em Ribeirão Preto, distribuídos entre educação infantil, ensino fundamental, educação especial, educação profissional básica e educação de jovens e adultos. O ano letivo de 2020 deve ser iniciado em 3 de fevereiro.

Adequação

Realizada com o objetivo de organizar o calendário e o planejamento das atividades pedagógicas, a adequação também garante que os professores possam acumular aulas nas redes estadual e municipal, conciliando os períodos de recesso escolar e férias.

Ainda de acordo com o chefe da pasta, o calendário do próximo ano contará com uma adequação nas avaliações dos alunos do Ensino Fundamental, que passarão a ser bimestrais ao invés de trimestrais. “Com a alteração, os alunos terão uma avaliação a mais e, portanto, melhores condições de avançar no aprendizado”, explicou Miguel.

Confira o calendário:

Início do ano escolar: 03/02/2020
Início das aulas: 05/02/2020
Término do ano escolar: 22/12/2020

Recesso escolar:
20 a 24 de abril;
8 a 21 de julho;
12 a 16 de outubro;
24 a 31 de dezembro.

Férias escolares:
1º a 31 de janeiro.