Acontece neste sábado, 20, a inauguração da Creche Campo Florido II, que atenderá até 320 crianças, com idade entre 0 e 5 anos. Essa é a primeira unidade a ser entregue do Programa Espaço do Amanhã. Serão construídas outras 15 novas creches em 5 regiões da cidade que vão ampliar em cerca de 5 mil vagas na educação infantil. A ação faz parte do aniversário de 250 anos de Campinas.
O programa
As outras 15 unidades do Programa Espaço do Amanhã, estão sendo construídas simultaneamente em Campinas por meio de um convênio entre a Secretaria Municipal de Educação e a Fundação Municipal para a Educação Comunitária (Fumec), colocam o município cada vez mais próximo da meta de reduzir o déficit de vagas na Educação Infantil, reforçando o compromisso da Prefeitura com as políticas públicas de Primeira Infância.
As unidades do São Bento, Itajaí, Jardim do Lago II e DIC I, entraram na fase estrutural da obra, que inclui concreto armado e estrutura metálica (cobertura), além de vedação. Cada unidade do Programa contará com oito salas de aula, das quais cinco serão destinadas para atendimento em período integral, secretaria, sala dos professores, diretoria, copa, banheiros para funcionários, depósito de material pedagógico, banheiros infantis, pátio coberto, parque infantil, casinha de bonecas, refeitório, cozinha, despensa e lavanderia.
“É uma inovação para o ensino público, já que muitas escolas particulares nem chegam próximo a esse padrão”, avalia Ary James Pissinatto, diretor executivo do Fumec. Segundo ele, as novas creches permitem reduzir a espera por vagas, auxiliando as mães que precisam trabalhar.
Espaço do Amanhã
O Programa Espaço do Amanhã foi criado com o objetivo de diminuir o déficit de vagas da Educação Infantil, que hoje é de 4,5 mil vagas para a faixa etária entre 0 e 3 anos, ampliando a oferta em mais de 5 mil vagas. Os novos Centros de Educação Infantil estarão distribuídos estrategicamente em cinco regiões da cidade onde se concentram as maiores demandas dessa faixa etária, conforme estudo baseado no Cadastro da Educação Infantil realizado anualmente pela Secretaria Municipal de Educação.
O Programa Espaço do Amanhã terá um investimento de R$ 144 milhões, que serão viabilizados com recursos da Prefeitura Municipal de Campinas. “Os projetos arquitetônicos e executivos foram feitos por meio de uma contrapartida com a construtora MRV, com a certeza de que ofereceremos o melhor para as nossas crianças”, afirma Pissinatto.
As creches estão sendo construídas nos bairros Jardim do Lago II, Residencial Cosmos, DIC I, Parque Itajaí, Jardim Santa Rosa (Residencial Cittá), Residencial Campo Florido II, São Luiz, DIC IV, Vila Olímpia, Distrito do Ouro Verde, Jardim São Bento, Parque dos Pomares, Jardim Santa Terezinha, Jardim Fernanda, Bosque das Palmeiras e Distrito do Campo Grande.