Não foi o que a torcida esperava, mas no final sobrou emoção no estádio Santa Cruz. O épico aconteceu na noite desta sexta-feira (19), quando Botafogo e América/MG ficaram no empate por 1 a 1 na estreia dos times na Série B.
O América saiu na frente, mas não conseguiu segurar o Botafogo- Renato Marques marcou para o Coelho, enquanto Schappo deixou tudo igual para o Pantera.
Com o resultado, o América fica na segunda colocação, enquanto o Botafogo-SP vem logo atrás. O líder é o Novorizontino, que estreou com vitória. A primeira rodada ainda se estende até terça-feira.
A primeira etapa foi com poucos destaques e finalizações. Faltou capricho para os dois lados. Mesmo com mais posse, o Coelho teve dificuldade para progredir e infiltrar, e o Botafogo não foi eficiente no contra-ataque. Na segunda etapa, o alviverde aproveitou a única chance e batalhou até o fim. Na insistência, os donos da casa arrancaram o empate.
O jogo
O primeiro tempo foi morno. Com maior posse de bola, o América começou ditando o ritmo e rondando a área de ataque. O Botafogo apostou na reação. Mesmo que trocando mais passes, o Coelho não conseguiu chegar com qualidade e diminuiu a intensidade. As chegadas não levaram perigo para o goleiro Michael.
A principal mudança no estilo de jogo do alviverde ficou por conta das pontas. Jacaré ocupou o lado direito, enquanto Fabinho ficou pelo esquerdo. Antes, os jogadores faziam papel invertido.
O Botafogo teve a melhor chance da primeira etapa no contra-ataque. Patrick Brey partiu da esquerda, entrou na área com certa facilidade e preparou o chute, mas viu a bola passar rente a trave, para susto de Dalberson.
A melhor oportunidade do América veio somente aos 32 minutos, quando Jacaré chegou livre frente ao goleiro, na entrada da área, mas não conseguiu avançar. Depois, já no fim, Benítez obrigou o goleiro adversário a defender a cobrança de falta.
No segundo tempo , o jogo começou na mesma toada do primeiro. Com pouca movimentação e com dificuldade para chegar com perigo, o América estava travado no meio de campo, enquanto o Tricolor ,bem não se achava, apesar do apoio da torcida.
O técnico Cauan de Almeida promoveu mudanças: Benítez e Fabinho deram lugar para Wallisson e Felipe Azevedo, respectivamente.
Pelo lado direito, Mateus Henrique viu Juninho avançando pelo corredor. O volante lançou para Renato Marques, que estava posicionado na primeira trave. De cabeça, mandou para o fundo do gol aos 16 minutos : 1 a 0.
O Botafogo tentou devolver. Mas a equipe não caprichou e desperdiçou boas chances que tiraram suspiro do goleiro americano. Alex Sandro chutou cruzado, mas viu a bola raspar na trave. Minutos depois, acertou o travessão e perdeu a oportunidade de empatar.
O Coelho acelerou a partida, mas acabou cedendo espaço para o Botafogo, que dominou a posse de bola e investiu nos avanços pelo meio. O time passou a sofrer com o cansaço – o que foi bom para o América, que tentou controlar o resultado – mas não conseguiu.
O técnico Paulo Gomes promoveu mudanças, e elas surtiram efeito. Douglas Baggio – uma das substituições feitas pelo português minutos antes – cobrou escanteio e, na pequena área, Bernardo Schappo mandou para o gol, para deixar tudo igual no último suspiro: aos 47 minutos, deixando o placar em 1 a 1.
Próximos jogos
O Botafogo volta a campo para enfrentar o Paysandu, na segunda-feira (29/4), às 19h, no Curuzu, pela segunda rodada da Série B.
Já o América pega o Novorizontino, no sábado (27/4), às 18h, no Independência, pela segunda rodada da Série B.
**Texto de Igor Ramos
***Foto de João Victor Menezes de Souza / Agência Botafogo