Um grupo composto por maiores e menores de idade atuava em conjunto nas mediações do shopping center de São Vicente, litoral paulista, e colocavam terror na população que passava pelo local. Isso por que eles não aceitavam a recusa da compra de itens que vendiam.
Policiais da Delegacia de Investigações Sobre Entorpecentes – DISE e da Delegacia de Investigações Gerais – DIG de Praia Grande com o apoio do Grupo de Operações Especiais – GOE de Santos conseguiram efetuar a prisão de dois homens (20 e 21 anos), e outros quatro adolescentes (dois de 16 anos, dois de 15 anos), na tarde desta sexta-feira (19).
O grupo foi identificado após a análise das imagens de monitoramento fornecidas pelo setor de segurança do shopping. Foi possível constatar que a ação criminosa ocorre no interior e na frente do centro de compras. O grupo intimida as pessoas a “comprarem” os produtos vendidos, geralmente balas ou drops e, caso haja recusa, ameaçam e agridem as vítimas.
Chegou ao conhecimento dos policiais que os envolvidos até já extorquiram um cliente, exigindo uma transferência via PIX, para não ser espancado.
Os homens aliciavam menores das comunidades para irem até as imediações do shopping, para formar um grupo mais numeroso para realizarem as intimidações e agressões. Eles responderão por associação criminosa e corrupção de menor.
Os adolescentes, por sua vez, irão responder pelo ato infracional análogo ao crime de associação criminosa. Diligências prosseguem para identificação dos demais envolvidos nas práticas criminosas.