SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Cabe um avião inteirinho dentro. Na verdade, caberiam até dois Airbus A380, conhecido como o maior avião de passageiros do mundo, enfileirados. Ou então 30 carros populares, um atrás do outro. Ou seja, se quiser, dá para simular um engarrafamento lá dentro.
Assim é o estúdio B, o maior do complexo Banijay Estúdios, que foi inaugurado no começo deste mês em Guarulhos (na Grande São Paulo). Com 6.383 metros quadrados, 11 salas de produção, 7 camarins e 5 banheiros coletivos, ele também é o maior da América Latina e um dos maiores do mundo em termos de dimensão. O investimento feito pela empresa não foi divulgado.
Antes, o maior estúdio de São Paulo usado para esse tipo de filmagem era o da Quanta, com 1.211 metros quadrados. Para efeitos de comparação, os três estúdios do MG4, que a Globo inaugurou no Rio de Janeiro em 2019, têm 1,5 mil metros quadrados cada. Ou seja, trata-se de um espaço mais de quatro vezes maior que os usados para as novelas.
Ao todo, o complexo da Globo no Rio tem 13 estúdios, totalizando 12,5 mil metros quadrados. Além do estúdio B (de Banijay), o complexo da Banijay ainda conta com mais dois espaços menores, o A (com 3.434 metros quadrados) e o C (com 1.094 metros quadrados), totalizando quase 11 mil metros quadrados de área.
A ideia é que sejam gravados por lá tanto projetos realizados pelas produtoras A Fábrica e Endemol Shine Brasil, que fazem parte do grupo multinacional francês, quanto de emissoras e plataformas de streaming que precisem do espaço, além de publicidade e produções independentes, nacionais ou estrangeiras. O diretor do complexo, Rodrigo Pastoriza, afirma que eventos corporativos e apresentações musicais também são bem-vindos.
Mesmo antes da inauguração oficial, algumas gravações já foram feitas nos Banijay Estúdios. Um exemplo é a nova temporada do game show The Wall, exibido no Domingão com Huck, da Globo. Por questões de confidencialidade, os estúdios não tiveram autorização para divulgar outras filmagens feitas no espaço.
Além das dimensões, Pastoriza também destaca entre os pontos positivos do novo empreendimento a proximidade com o aeroporto de Guarulhos, o que facilitaria a logística de algumas produções, e a infraestrutura. Os espaços têm isolamento acústico e grids, usados para pendurar equipamentos pesados, que sustentam até 3 toneladas cada. Na visita feita pela reportagem, foi impossível contar a olho nu quantos havia no estúdio B.
Os estúdios também contam com ar-condicionado, internet dedicada, estacionamento (inclusive para caminhões e ônibus) e segurança 24 horas. Eles ficam em uma área de mais de 60 mil metros quadrados, que, segundo Pastoriza, ainda podem vir a receber outras instalações menores no futuro.
VITOR MORENO / Folhapress