SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Uma exposição fotográfica gratuita que mostra o trabalho de conscientização eleitoral em aldeias fica aberta em São Paulo até o fim do mês de maio.
A iniciativa é do TRE (Tribunal Regional Eleitoral) paulista, que criou o Programa de Inclusão Político-Eleitoral para levar mais cidadania para pessoas que vivem em comunidades de difícil acesso, como aldeias indígenas, quilombos, assentamentos rurais, comunidades caiçaras.
Desde o começo do projeto, em março de 2022, 129 comunidades em todo o estado já foram atendidas.
Nessas ações, as pessoas que vivem nesses locais podem tirar título, regularizar sua situação eleitoral, transferir domicílio eleitoral, pedir isenção de pagamento de multa e aprender a mexer na urna.
Também há escuta das comunidades para saber se é necessário transporte no dia da eleição ou mesmo a instalação de novas seções eleitorais nos locais.
O título da exposição, Motirô, é uma palavra tupi-guarani que significa “reunir pessoas para colheita ou construção de algo para a coletividade, sempre ajudando uns aos outros”.
Segundo dados do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), nas eleições de 2020, entre os 58.085 eleitos e eleitas para as Câmaras Municipais de todo o país, 181 eram indígenas, o que representa 0,31% do total. A corte eleitoral calcula, ainda, 67.080 eleitores autodeclarados indígenas no país em dezembro de 2023.
MOTIRÔ
Quando: até 31 de maio, das 12h às 18h
Onde: sede do TRE-SP – rua Francisca Miquelina, 123, Bela Vista, São Paulo
Preço: Grátis
Redação / Folhapress