A malha viária sob responsabilidade do município de Ribeirão Preto fechou o primeiro trimestre deste ano com uma redução de 15,3% nos óbitos por sinistros de trânsito, conforme levantamento do Infosiga-SP (Sistema de Informações do Governo do Estado de São Paulo). No mesmo período em 2023, houve 13 óbitos e, no acumulado de 2024 (janeiro a março), oscilou para 11 fatalidades.
Os índices de sinistros não fatais nas ruas e avenidas de Ribeirão Preto também apresentaram uma redução de 5,2% no primeiro trimestre deste ano, conforme o levantamento do Infosiga. No comparativo, de janeiro a março de 2024, houve 886 registros, enquanto no mesmo período do ano passado houve 935 ocorrências.
Ao longo dessa redução significativa, a Prefeitura, por meio da RP Mobi, tem promovido atividades de engenharia de tráfego em todas as regiões da cidade, além de diversas ações de conscientização e educação sobre as boas práticas de direção em empresas e escolas, além de abordagens em ruas e avenidas do município, alcançando milhares de pessoas.
“Devemos continuar a utilizar as vias com responsabilidade, pois conforme o Infosiga, 94% dos acidentes de trânsito com mortes em nosso Estado são causados por falha humana. Orientamos que dirijam com cuidado e redobrem a atenção. Assim, continuaremos a diminuir os índices de fatalidades nas vias do município”, destaca o diretor-superintendente da RP Mobi, Marcelo Galli.
No 1º trimestre/2024:
– Janeiro: 4
– Fevereiro: 4
– Março: 3
Total: 11 registros
No 1º trimestre/2023:
– Janeiro: 2
– Fevereiro: 7
– Março: 4
Total: 13 registros
Óbitos por modal no 1º trimestre/2024:
Motociclista: 8 registros
Pedestre: 2 registros
Motorista: 1 registros
Óbitos por modal no 1º trimestre/2023:
Motociclista: 7 registros
Pedestre: 2 registros
Motorista: 4 registros