Arroio do Meio enfrenta saques e uma morte após enchente devastadora

PORTO ALEGRE, RS (FOLHAPRESS) – O município de Arroio do Meio, no vale do Taquari (RS), enfrenta uma onda de criminalidade em meio à devastação causada pelas chuvas.

Moradores relatam que estabelecimentos comerciais da cidade foram saqueados nos últimos dias, como mercados, lojas e farmácias. Na quinta-feira (2), um homem morreu após ser atingido por um espeto usado em churrasqueiras.

Na sexta (3), uma pessoa foi baleada e encaminhada ao hospital em Lajeado. Ainda não há mais informações sobre as causas dos crimes, em apuração pela Polícia Civil.

De acordo com o prefeito Danilo Bruxel (PP), a administração municipal já avisou a Força Tática da Brigada Militar que está no município sobre as ocorrências. No sábado (4), um grupo de policiais de Passo Fundo, no norte do Rio Grande do Sul, chegou a Arroio do Meio para aumentar as operações de segurança.

A cidade ainda depende de caminhões-pipa para abastecimento, e muitos pontos da cidade ainda estão sem luz.

Todas as ligações de Arroio do Meio com Lajeado foram destruídas pela água. Além da ponte na RS-130, metade da histórica ponte de ferro também desabou.

O acesso de Arroio do Meio a Lajeado, maior cidade da região, está sendo feito em dois barcos pelo rio Forqueta, um da Defesa Civil e o outro de voluntários. O transporte fluvial é a única alternativa após a água destruir a ponte da RS-130 e a ponte de ferro.

Nesta segunda-feira (6), mais barcos devem ser disponibilizados.

Arroio do Meio ainda estava se recuperando de desastre anteriores. No dia 19 de abril, a cidade havia inaugurado 28 unidades habitacionais temporárias para famílias atingidas pelas enchentes de setembro de 2023, que devastaram a região. Não há informações sobre danos nessas unidades.

O Rio Grande do Sul vem enfrentando registros de assaltos e saques em diferentes pontos do Estado nos últimos dias. Em Porto Alegre, a loja da Arena do Grêmio teve produtos roubados. Em Canoas, há relatos de assaltos a barcos que levam pessoas desalojadas para áreas mais seguras.

Redação / Folhapress

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS