Região se mobiliza para ajudar as vítimas da tragédia no Rio Grande do Sul

Marcela Gomes
Marcela Gomes
Chefe de redação na Thathi Record Campinas. Especialização em Mídia e Tecnologia e pós graduação em Semiótica.
Região se mobiliza para ajudar as vítimas da tragédia no Rio Grande do Sul
Foto: Defesa Civil

Várias cidades da região de Campinas estão mobilizadas para ajudar as vítimas da enchente que atinge o Sul do país. Até o momento a Defesa Civil estima que são 149,3 mil pessoas fora de casa, sendo 20 mil em abrigos e 129,2 mil desalojadas (nas casas de familiares ou amigos). Ao todo, 364 dos 496 municípios do estado registraram algum tipo de problema, afetando 873 mil pessoas.

Na última sexta-feira, 03, Campinas iniciou uma campanha para coletar alimentos e agasalhos para as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul. A mobilização utiliza a estrutura da Campanha do Agasalho para recolher as doações. Os pontos de coleta podem ser conferidos no site da Prefeitura, onde há a lista completa dos postos de arrecadação. A Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social está providenciando caixas para a coleta de alimentos.

Outras cidades da região também iniciaram campanhas de arrecadação, confira:

Louveira

A Prefeitura de Louveira está arrecadando doações na sede do Fundo Social, localizado no bairro Jardim Lago Azul na rua Treze de Junho n° 621, aberto das 9h às 16h de segunda a sexta-feira. A Kombi do Fundo Social também esteve presente na Festa da Uva neste último final de semana.

São solicitadas principalmente: água potável e itens de higiene e limpeza. Exemplo de produtos: Água mineral, água sanitária, balde, desinfetante, detergente em pó, escova para lavar, esponja para limpeza, esponja de aço, limpador multiuso, luva de látex, pano de chão, rodo, sabão em barra, sacos de lixo, saponáceo, vassoura, aparelho de barbear, creme dental, escova dental, fio dental, sabonete, shampoo e condicionador.

As doações serão posteriormente centralizadas no Fundo Social do Estado, que encaminhará as doações para a entrega no Rio Grande do Sul.

Valinhos:

O Fundo Social de Solidariedade (FSS) e a Defesa Civil da Prefeitura de Valinhos, em parceria com empresários da cidade, iniciaram nesta segunda-feira, 6, uma campanha de arrecadação de alimentos não perecíveis e materiais diversos para as vítimas do Rio Grande do Sul. A ação seguirá até o dia 11 deste mês. 

A população pode doar alimentos não perecíveis, água, roupas e agasalhos, além de roupas de camas e de banho. Também podem ser doados material de higiene e de limpeza, além de colchões e travesseiros.

As doações deverão ser entregues diretamente na carreta da campanha, que ficará no Centro de artes, Cultura e Comércio (CACC), à Av. dos Esportes, das 8h30 às 20h.

Vinhedo:

A prefeitura de Vinhedo também está com uma ação solidária as vítimas da enchente no Rio Grande do Sul. Os pedidos também são de alimentos que compõem a cesta básica, produtos de higiene, roupas, medicamentos que não necessitam de receita médica, ração para animais e água potável.

Confira os pontos de arrecadação:

Paulínia:

O Fundo Social de Solidariedade de Paulínia e a Defesa Civil estão arrecadando doações para as vítimas das chuvas do Rio Grande do Sul. A prioridade é para água potável, produtos de limpeza, produtos de higiene pessoal. Os pontos de arrecadação são:

– Supermercado Calegaris – Unidades I e II – das 8h às 13h;
– Supermercado Cazellato – das 8h às 13h;
– Base da Defesa Civil, no Jardim Calegaris – das 8h às 20h;
– Base da Defesa Civil no João Aranha – das 8h às 17h.

Indaiatuba:

A Prefeitura de Indaiatuba reservou os dias 8 e 9 de maio para arrecadar produtos de limpeza e de higiene pessoal para ajudar as famílias do Rio Grande do Sul. O recebimento das doações será das 8h30 às 18h30, em modelo Drive Thru no Espaço Viber (R. Goiás – Cidade Nova II).

A ação chamada de S.O.S Rio Grande do Sul acontece por meio da Secretaria de Relações Institucionais e Comunicação,  Fundo Social de Solidariedade (Funssol) e a Defesa Civil. A campanha foi idealizada em parceria com o Fundo Social e Defesa Civil do Estado de São Paulo, que  será o responsável por receber as doações e encaminhar até o destino final.

De acordo com a grande quantidade que estão sendo recebidas no Estado de São Paulo, o Fundo Social realizou a divisão para as cidades que tivessem interesse em contribuir e para o município foi solicitada a colaboração com estes itens.

Itatiba:

A Prefeitura de Itatiba, por meio da Secretaria de Ação Social, Trabalho e Renda e da Defesa Civil, se une à corrente de solidariedade. Os pontos de coleta são tanto a sede da Ação Social (ao lado da Rodoviária, das 7h às 19h) quanto a da Defesa Civil (R. Alessandre Saccardi Giancaterino, 485, Jardim Tereza, das 7h às 20h). A população pode levar seus donativos até a próxima quinta-feira (09/05), prazo que pode ser prolongado conforme a demanda, que está sendo organizada pelo Fundo Social do Estado de São Paulo.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS