A equipe da Cadeia para Maus-Tratos do Deputado Estadual Delegado Bruno Lima, prestou apoio às vítimas e animais das enchentes no Rio Grande do Sul. Três dos protetores são do interior de São Paulo. Só nesta quarta-feira, 8, foram socorridos 29 animais.
A equipe saiu de São Paulo na madrugada de segunda-feira, 6, e chegaram na noite de terça-feira, 7. Viagem longa de carro direto para a cidade de Canoas (RS) para o Rio Grande Sul, com mais de 15 toneladas de itens para ajudar as vítimas e animais, como alimentos, rações, medicamentos e água. Os protetores da causa animal estão em 15 pessoas, sendo 3 delas da cidade de Americana e Sumaré.
Dos 30 animais socorridos pela equipe, 26 são cachorros, três gatos e um passarinho. Um dos resgates nesta quarta-feira, 8, foi registrado por imagens que mostram o volume d’água além de um cachorro sozinho em cima do telhado, esperando por ajuda.
Imagem: Cadeia para Maus-Tratos
A equipe gravou um vídeo na beira da rodovia para contar um pouco de como foi a rotina de hoje. Os trabalhos de resgate foram interrompidos por uma chuva durante a tarde. “Ficaremos essa semana aqui quando mais vidas conseguimos salvar, que é esse o nosso propósito”, disse uma das integrantes, Roberta Dias Lima.
Os protetores da causa animal devem retornar para São Paulo no domingo, 12.
Informações da Defesa Civil – 08/05 -18h
Segundo a Defesa Civil, até o momento 425 municípios foram afetados. 67.428 pessoas estão em abrigos enquanto 163.786 estão desalojados. Até agora, foi confirmado 100 óbitos, 374 feridos e 130 desaparecidos.
*Supervisão Vinícius Dias