Nesta sexta-feira (10), o programa jornalístico Larga Brasa, apresentado por Antonio Carlos Morandini, completa 58 anos de exibição ininterrupta, sendo o programa mais antigo da televisão regional.
Por tal, moções de congratulações foram protocoladas, e o programa chegou a ser referenciado durante discurso do deputado federal Ricardo Silva (PSD) no plenário do legislativo federal. Confira o trecho:
Em Ribeirão Preto, o aniversário do programa de Morandini também é lembrado. Marcos Papa (Podemos) indicou uma Moção à apreciação do E. Plenário em relação ao programa de jornalismo do Grupo Thathi.
“Assim, requeremos, na forma regimental, a submissão da presente Moção à apreciação do E. Plenário, para que passe a expressar o pensamento desta Câmara Municipal, sendo que a cópia da moção, após aprovada, deverá ser encaminhada ao Apresentador, Sr. Antonio Carlos Morandini, e a todos que integram o Programa”, diz o documento assinado pelo vereador Papa.
Larga Brasa vai ao ar de segunda à sexta-feira, das 10:30 às 11 horas, na TV Thathi.
O programa
O programa “Morandini, Larga Brasa” começou a ser levado ao ar pela Rádio Ribeirão Preto, equipe 79 em maio de 1966 sendo seu apresentador e repórter o jornalista Antonio Carlos Morandini.
Sempre procurou ser o elo de ligação entre a população e as autoridades, defendendo os mais legítimos interesses dos desvalidos e propugnando pela observância do Direito e da Justiça, principalmente em nome dos consumidores.
Procedeu a irradiações chamando aos concidadãos para união em momentos cruciais de problemas de tornado, enchentes e mesmo na procura de pessoas desaparecidas sendo o socorro daqueles que não possuíam internet e nem outros meios de amparo em situações em que o rádio, pelas ondas Tropicais e Média, era o meio que se possuía para integrar as famílias e a comunidade.
Sempre apresentado pelo seu criador , jornalista e radialista Antonio Carlos Morandini possui equipe para dar cobertura aos fatos mais importantes em todas as áreas há 58 anos sendo reconhecido o programa como de verdadeira “ Utilidade Publica”.
Morandini
O jornalista Antonio Carlos Morandini iniciou suas atividades aos 13 anos de idade no Jornal Diário de Notícias com uma coluna estudantil e em seguida integrou-se ao corpo de redatores do jornal e também no mesmo órgão de divulgação divulgado pela emissora de rádio Brasiliense as notícias captadas pelo telégrafo.
Na sequência, se transferiu para um jornal da cidade e rádio Cultura, fixando-se na Rádio Ribeirão Preto, Equipe 79, onde criou o programa “Morandini, Larga Brasa” com enorme sucesso e audiência.
O início de atividades foi no dia 10 de maio de 1966, quando o jovem repórter tinha 23 anos , continuando com seu programa até a presente data, sendo um dos mais longevos de notícias e variedades com o mesmo apresentador. Suas máximas são “ Trincheira Democrática da População” e ” Solidariedade ao alcance de todos”. O programa “ Morandini, Larga Brasa “ é uma marca registrada no INPI.