SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O treinador da seleção brasileira, Dorival Júnior, convocou nesta sexta-feira (10) na sede da CBF (Confederação Brasileira de Futebol), no Rio de Janeiro, os jogadores para a disputa da Copa América e de dois amistosos preparatórios contra México e EUA.
O lateral Guilherme Arana, do Atlético-MG, e o atacante Evanilson, do Porto, foram as principais novidades na convocação, enquanto o volante Casemiro, que não vem passando por uma grande fase junto com o Manchester United, foi a ausência mais sentida.
Ainda sem poder contar com Neymar, os atacantes Vinicius Júnior e Rodrygo, finalistas da Liga dos Campeões da Europa com o Real Madrid, seguem como os protagonistas da equipe nos próximos compromissos da seleção brasileira nos Estados Unidos.
Dorival disse que cerca de 60 jogadores foram analisados para a lista final de 23 nomes, que poderá sofrer modificações por questões técnicas ou físicas até o início da Copa América, em 20 de junho.
Ele cobrou que todos os convocados procurem chamar para si a responsabilidade para defender da melhora maneira a camisa pesada da seleção pentacampeã.
“Se cada um desses jogadores chamarem um pouquinho mais [a responsabilidade], para que realmente não deixemos em cima de um ou dois nomes a solução de todos os nossos problemas, é tudo o que queremos. Uma seleção compacta, agressiva, forte, compatível e que busque os melhores resultados possíveis”, disse o técnico.
Apesar da cobrança coletiva, Dorival falou também sobre a expectativa em relação ao desempenho individual de Vinicius Júnior e quanto à marcação dos adversários na estrela do Real Madrid.
“Ele será caçado? Acredito que sim. Agora, ele tem capacidade suficiente para poder encontrar caminhos que poucos encontram. Isso que tem feito a diferença nesses últimos anos, fazendo com que o futebol do Vinícius seja ainda mais vistoso e objetivo.”
Sobre a convocação de Evanilson, revelado pelo Fluminense, o treinador afirmou que ela acabou acontecendo por conta de uma lesão na panturrilha sofrida nesta sexta por Richarlison, do Tottenham.
“[O Evanilson] é um jogador muito interessante, tenho certeza que, se repetir aquilo que vem realizando no seu clube, será uma grata surpresa. Um jogador que tem chamado a atenção inclusive de grandes clubes europeus”, afirmou Dorival.
“Com relação ao Casemiro, merece todo o respeito, tive uma conversa com ele em Manchester há uns três meses, expus aquilo que pensava do momento dele, da sua equipe, daquilo que precisava, necessitava. Não quer dizer que, porque não está vindo nesse instante, que está descartado”, disse o técnico.
A seleção brasileira fará amistosos contra o México, no dia 8, no Kyle Field, em College Station, no Texas, e contra os Estados Unidos, no dia 12, no Camping World Stadium, em Orlando, na Flórida.
Os jogos servem como preparação da equipe para a Copa América, nos EUA. Orlando, na Flórida, será a base da delegação brasileira na preparação para o torneio.
No grupo D, a seleção faz sua estreia na competição no dia 24 de junho, contra a Costa Rica, no SoFi Stadium, em Inglewood, próximo a Los Angeles. Em seguida, mede forças contra o Paraguai, no dia 28 de junho, no Allegiant Stadium, em Las Vegas.
A última partida pela fase de grupos será no dia 2 de julho, contra a Colômbia, no Levi’s Stadium, em Santa Clara. “Faremos de tudo para que estejamos no jogo final dessa competição, que para nós será muito importante”, afirmou Dorival.
Os jogadores que atuam na Europa vão se apresentar no dia 30. Já os atletas que defendem times brasileiros se juntam ao grupo em 3 de junho.
O treinador afirmou que o período de treinamentos relativamente longo pode contribuir para o trabalho da comissão técnica e o desempenho dos jogadores. “Essa equipe vai ter condições de poder adquirir tudo aquilo que nós imaginamos que possa vir a acontecer. Espero que essa resposta aconteça em campo. O trabalho vai ser intenso na busca por um equilíbrio da equipe.”
No comando da seleção brasileira desde o início do ano, Dorival Júnior comandou a equipe em apenas dois amistosos até aqui na estreia, vitória por 1 a 0 contra a Inglaterra, com gol de Endrick em um Wembley lotado, em Londres; na sequência, empate por 3 a 3 contra a Espanha no Santiago Bernabéu, em Madri.
Embora com um retrospecto ainda curto, as duas partidas, após a passagem ruim do antecessor Fernando Diniz, deixaram uma boa impressão em relação ao início de trabalho do novo treinador, com Lucas Paquetá e Endrick assumindo o protagonismo ao lado Vinicius Júnior e Rodrygo no ataque.
A última edição da Copa América foi realizada em 2021, no Brasil. Na final, a seleção brasileira foi derrotada no Maracanã pela Argentina por 1 a 0, com o único gol da partida marcado por Ángel Di Maria.
Nove vezes campeão, o último título do Brasil na competição veio em 2019, com vitória por 3 a 1 contra o Peru na final, também no Maracanã. Everton Cebolinha, Gabriel Jesus e Richarlison anotaram para os donos da casa, enquanto o atacante peruano Paolo Guerrero descontou para os visitantes.
GOVERNO PEDE À CBF PARALISAÇÃO DO BRASILEIRO
Campeão gaúcho com o Grêmio em 1993 como jogador e com o Internacional em 2012 como técnico, Dorival aproveitou a ocasião para falar sobre a situação no Rio Grande do Sul. Ele prestou solidariedade a todas as vítimas e celebrou a onda de apoio em socorro à população gaúcha.
“Espero que nós tenhamos um espírito permanente de solidariedade entre todos nós. Até porque o problema maior não se acaba com a vazão das águas. O problema maior é o que vai acontecer daqui para frente, com um estado que sempre foi referência, que sempre foi um dos maiores produtores do nosso país e que, com certeza, precisará do apoio de todos”, disse Dorival.
O Ministério do Esporte encaminhou nesta sexta ofício à CBF em que solicita a paralisação do Campeonato Brasileiro, endossando reivindicação dos clubes gaúchos, mas que encontrou resistência entre os demais clubes da série A.
“Diante da catástrofe que se segue, a solicitação se faz necessária muito além dos estádios de futebol, campos de treinamento, concentração e local físico onde todos envolvidos no esporte circulam, mas por todas as pessoas, familiares e seus entes que se doam neste momento na sobrevivência e reconstrução de casas e tudo mais afetado”, diz o ofício assinado pelo ministro do Esporte, André Fufuca (PP-MA).
Presidente da CBF (Confederação Brasileira de Futebol), Ednaldo Rodrigues não descartou a possibilidade de paralisação do Campeonato Brasileiro. Ele reconheceu o pleito por parte de alguns clubes até que a situação no sul do país esteja mais controlada, mas ressaltou que trata-se de uma decisão conjunta.
“Muitos falam na suspensão do futebol brasileiro, na paralisação, e todos são sensíveis à situação. Aquilo que chegar à CBF, tudo vai ser definido por todo o conselho técnico de cada divisão [do Campeonato Brasileiro]”, disse Rodrigues.
*
CONFIRA ABAIXO A LISTA DE CONVOCADOS
Goleiros
Ederson (M. City)
Alisson (Liverpool)
Bento (Athletico)
Laterais
Danilo (Juventus)
Yan Couto (Girona)
Guilherme Arana (Atlético-MG)
Wendell (Porto)
Zagueiros
Marquinhos (PSG)
Gabriel Magalhães (Arsenal)
Beraldo (PSG)
Éder Militão (Real Madrid)
Meio-campistas
Bruno Guimarães (Newcastle)
Lucas Paquetá (West Ham)
Andreas Pereira (Fulham)
João Gomes (Wolverhampton)
Douglas Luiz (Aston Villa)
Atacantes
Endrick (Palmeiras)
Evanilson (Porto)
Vinicius Junior (Real Madrid)
Rodrygo (Real Madrid)
Gabriel Martinelli (Arsenal)
Raphinha (Barcelona)
Savinho (Girona)
LUCAS BOMBANA / Folhapress