Nesta segunda-feira (13), Caraguatatuba inicia a vacinação contra a dengue para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos completos. O Governo Estadual enviou 2.321 doses ao município, no entanto, o público-alvo contempla 8.509 pessoas, quantidade abaixo do necessário.
Leia mais notícias da região aqui
De acordo com a Prefeitura, a solicitação da imunização será feita via agendamento do Canal 156. O paciente será notificado da data de agendamento, por e-mail e no próprio aplicativo.
A vacina contra a dengue é aplicada em esquema de duas doses com um intervalo de três meses, e tem o objetivo de reduzir hospitalizações e óbitos pela doença.
Caso a criança ou adolescente tenha sido diagnosticada com dengue, é necessário aguardar seis meses para iniciar o esquema vacinal. Se houve a contaminação por dengue após a primeira dose, deve-se manter a data prevista para a segunda dose, desde que haja um intervalo de 30 dias entre a infecção e a segunda dose.
Caraguá inicia vacinação contra a dengue
A vacinação contra a dengue não é indicada para pessoas com imunodeficiência congênita ou adquirida, incluindo aqueles em terapias imunossupressoras, com infecção por HIV sintomática ou com evidência de função imunológica comprometida, e pessoas com hipersensibilidade às substâncias listadas na bula, além de mulheres gestantes ou em fase de amamentação.
A vacinação será disponibilizada em todas as unidades de saúde, exceto da Tabatinga, de acordo com o agendamento prévio pelo Canal 156. Pais ou responsáveis devem comparecer com documento de identificação e a caderneta de vacinação.
Dengue em Caraguá
De acordo com o Painel de Monitoramento do Estado de São Paulo, 4.410 casos de dengue foram confirmado em Caraguatatuba neste ano. A cidade contabiliza um morte pela doença.