Três veterinários voluntários de Taubaté que foram ajudar no resgate de animais no Rio Grande do Sul adotaram três cães. Parte da comitiva viajou para Canoas/RS na noite da última sexta-feira (10) para auxiliar na reconstrução da cidade gaúcha, afetada pelas fortes chuvas e enchentes nas últimas semanas.
Leia mais notícias da região aqui
De acordo com a Prefeitura, assim como os demais voluntários e equipe da Defesa Civil, os veterinários levaram esperança e trabalharam no cuidado com os pets, salvando 60 animais em apenas um dia. Ao todo, foram mais de 3 mil pets que receberam ajuda dos voluntários taubateanos.
Mas, eles não vieram para Taubaté de mãos vazias: adotaram três cachorros. Os veterinários Sergio Martins, Natalia Pena Santiago e Israel Mazoni adotaram Guria, Canoas e Pio.
Serginho, como é conhecido o agora dono do Guria, disse que “a sensação de ajudar é ótima, mas a dimensão do problema é tão grande que às vezes nos sentimentos impotentes”.
A veterinária Júlia Martins disse que a experiência que teve em Canoas “é única, só quem está lá tem noção da tragédia. Os veterinários conseguiram salvar muitos animais graças à equipe do Corpo de Bombeiros e dos voluntários do grupo Suçuarana. Os militares foram essenciais para nossa segurança, infelizmente lá estava tendo muito roubo de fiação do bairro”, contou.
Os 20 taubateanos que estão voltando em ônibus cedido pela Prefeitura de Taubaté devem chegar à cidade nesta segunda-feira (13), depois das 19h.
A Prefeitura informou que não está descartada a ida a Canoas de uma nova turma de Taubaté, provavelmente na quarta-feira (15).
Ao todo, a equipe salvou a vida de 34 pessoas e mais de 60 animais.
Veja o vídeo do resgate: