Na manhã desta quinta-feira (16), a aeronave C-390 Millennium da Embraer pousou na Base Aérea de Canoas, no Rio Grande do Sul, com mais 18 toneladas de doações para às famílias impactadas pelas enchentes no estado gaúcho.
Leia mais: Jacareí prorroga arrecadação de doações para ajudar famílias do RS
Desde a semana passada, a Embraer e o Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), em São José dos Campos, interior de São Paulo, têm atuado de forma conjunta para ampliar a corrente do bem que tem se formado em todo o Brasil para apoiar as cidades gaúchas em estado de calamidade pública.
A logística tem possibilitado que o Rio Grande do Sul receba alimentos não perecíveis, água potável, produtos de limpeza e itens de higiene pessoal, entre outros arrecadados pelas duas instituições. Entre as doações diretas por iniciativa dos colaboradores, empresa, DCTA e Colégio Embraer, a expectativa é que cerca de 100 toneladas sejam transportadas.
Por meio do Instituto Embraer, a empresa também realizou parceria com a ONG Visão Mundial Brasil a fim de coordenar junto com a Defesa Civil e outros fornecedores a distribuição das doações. As pessoas interessadas em ajudar às vítimas podem realizar contribuições financeiras pelo site https://visaomundial.org/emergencia-RS/.
A ação humanitária conjunta faz parte do programa “Emergência Climática”, do Instituto Embraer, que apoiou famílias impactadas pelas chuvas no Recife em 2022 e no Litoral Norte de São Paulo no ano passado.
Tragédia climática no Rio Grande do Sul
A Defesa Civil do Rio Grande do Sul emitiu balanço das enchentes no estado na manhã desta quinta-feira (16). Até o momento, foram confirmadas 151 vítimas das fortes chuvas e 104 ainda estão desaparecidos. Em todo o estado gaúcho, 458 municípios foram afetados pelas enchentes.
Veja outros dados:
- Pessoas em abrigos: : 77.199
- Desalojados: 538.164
- Afetados: 2.281.774
- Feridos: 806
- Pessoas resgatadas: 76.620
- Animais resgatados: 11.932