SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – Um alerta de perigo potencial para chuvas e vento intenso no norte do Rio Grande do Sul está em vigor nesta sexta-feira (17).
Há risco de até 50 milímetros de chuva por dia, assim como ventos intensos de até 60 km/h e queda de granizo. O aviso é do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) e também vale para o estado de Santa Catarina e para o sul do Paraná.
Mais de 250 municípios estão sob alerta no estado afetado pelas enchentes. Entre eles, estão Caxias do Sul, Erechim e Passo Fundo.
Risco de alagamento é baixo, informou Inmet. Também é pequeno o risco de cortes de energia elétrica e de quedas de árvores, disse o órgão.
O aviso é valido até as 10h deste sábado (18). O perigo potencial é o mais leve dos três níveis de alerta do instituto.
Sacos de lixo, móveis estragados e entulhos começaram a aparecer nas ruas após a água baixar em Porto Alegre. Uma imagem da agência de notícias Reuters mostra o acúmulo de sacolas no Guaíba na segunda-feira (13); registros dessa quinta mostram ripas de madeira e outros objetos flutuando em áreas ainda parcialmente alagadas.
Cidade disse que tirou 119 toneladas de entulhos das ruas. Partes secas dos bairros Cidade Baixa e Menino Deus foram limpos por 70 garis, informou a prefeitura. A previsão é de que a limpeza ocorra de acordo com a diminuição no nível da água.
Redação / Folhapress