A Faculdade de Odontologia de Araçatuba, da Universidade Estadual Paulista (Unesp), deu início nesta quinta-feira (16) ao curso “Implementação das Atividades Pedagógicas em Saúde Bucal do Projeto Sorriso Feliz na DRS II”. O curso visa capacitar profissionais das áreas de saúde e educação, em colaboração com as secretarias municipais.
O evento de abertura contou com a presença do chefe de gabinete da Prefeitura de Araçatuba, Deocleciano Borella Junior, representando o prefeito Dilador Borges. Também participaram a secretária municipal de Saúde, Carmem Guariente, e a assessora executiva da Secretaria Municipal de Educação, Simone Andrade, além de outros profissionais envolvidos no Projeto Sorriso Feliz.
A mesa de autoridades incluiu o diretor da FOA Unesp, Alberto Carlos Botazzo Dalbem, e o idealizador do projeto, professor sênior Wilson Galhego Garcia. As professoras doutoras Cristina Antoniolli Silva e Alessandra Marcondes Aranega, coordenadoras do Sorriso Feliz, também estiveram presentes. “Estamos aqui para fomentar grandes ideias que serão desenvolvidas pelos próprios educadores do município”, destacou Aranega.
Este foi o segundo encontro presencial do convênio entre a Unesp FOA e a Secretaria Municipal de Saúde de Araçatuba, com a intervenção da FUNDUNESP. O convênio, financiado pela Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, visa implementar diretrizes estaduais para desenvolver políticas públicas de saúde bucal nos municípios da DRS II. O projeto Sorriso Feliz, focado principalmente em crianças de até 5 anos, já está sendo implantado em diversos municípios, incluindo Araçatuba, Birigui e Valparaíso.
Durante a abertura, Borella enfatizou a importância da parceria entre a Unesp e as secretarias municipais. “É grandioso sentir que a sintonia com as secretarias municipais nos confere proporcional grandeza. Que possamos sempre ser contemplados com a confiança e a parceria desta instituição”, declarou.