Educação contrata serviços de apoio pedagógico para alunos com deficiência intelectual

300 profissionais serão chamados de acordo com a demanda manifesta das unidades, como indica a prefeitura

Foto: Guilherme Sircili

A Prefeitura Municipal vai iniciar na próxima semana, a contratação de 300 profissionais de apoio pedagógico para alunos com deficiência intelectual nas unidades escolares da rede municipal de ensino. Os profissionais serão chamados de acordo com a demanda manifesta das unidades. A medida visa fortalecer a educação inclusiva, assegurando que todos os estudantes tenham o suporte necessário para seu pleno desenvolvimento acadêmico e pessoal.

Eles desempenharão funções essenciais, como auxiliar os alunos na execução de suas atividades escolares, garantir a comunicação receptiva e expressiva destes estudantes. Além disso, atuarão conforme os princípios das adaptações curriculares de pequeno porte e do desenho universal para a aprendizagem, sempre em turmas com estudantes elegíveis ao serviço.

A Educação Especial, nos termos da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, é a modalidade de educação escolar oferecida preferencialmente na rede regular de ensino, para educandos com deficiência, Transtornos Globais do Desenvolvimento, altas habilidades ou superdotação e Transtorno do Espectro Autista – TEA, assim considerados aqueles abrangidos pelo § 1º do artigo 1º da Lei nº 12.764, de 27 de dezembro de 2012.

“As ações para a efetivação de políticas públicas na educação especial da rede municipal de Ribeirão Preto estão desempenhando um papel importante na inclusão e desenvolvimento dos alunos com deficiência. Essas políticas são fundamentais para garantir que todos os estudantes tenham acesso a uma educação de qualidade, adaptada às suas necessidades específicas, promovendo a equidade, e a justiça social no ambiente escolar”, pontuou o secretário da educação, Felipe Elias Miguel.

Educação Especial na rede municipal de ensino de Ribeirão Preto – O atendimento é oferecido por meio dos seguintes serviços: o professor de atendimento educacional especializado – AEE, agente de suporte operacional escolar, profissional de apoio pedagógico, professor intérprete de Libras, guia-intérprete e professor surdo.