Prefeitura de Araçatuba oferece cirurgia gratuita para bebês com “língua presa”

Foto: Divulgação | Prefeitura

A Prefeitura de Araçatuba disponibiliza atendimento odontológico gratuito para todos os munícipes. Em casos que exigem especialidades, a cidade conta com o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), que oferece serviços em periodontia, estomatologia, odontopediatria, endodontia, cirurgia de terceiro molar e próteses.

No campo da odontopediatria, um dos serviços oferecidos é a frenectomia, uma cirurgia para a remoção do freio lingual, conhecida como “língua presa”. Esta condição pode prejudicar a amamentação, deglutição e respiração dos bebês. Os pacientes são encaminhados ao CEO após consulta nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), onde a necessidade do atendimento especializado é avaliada.

Elisangela Regina Arthur Guiem Ferraz, dirigente administrativa da Coordenação Odontológica da Secretaria Municipal de Saúde de Araçatuba, explica que o CEO trabalha com uma lista de espera e uma lista de prioridades, para garantir que todos os casos sejam atendidos. “A frenectomia é um serviço muito especial e a cirurgia é simples. Após o procedimento, a criança é amamentada e liberada para voltar pra casa”, afirmou.

Na última sexta-feira (17), as mães Estefania e Flávia levaram o pequeno Joaquim para realizar a frenectomia. As profissionais Rhayana e Larissa, vestidas com jalecos coloridos, orientaram sobre escovação e higienização bucal pós-cirurgia. O procedimento foi rápido e Joaquim foi amamentado imediatamente após, conforme recomendado para auxiliar na cicatrização.

A vice-prefeita Edna Flor acompanhou o procedimento no CEO, com autorização das mães e da equipe técnica. “Fiquei muito feliz ao conhecer de perto esse serviço que a prefeitura oferece. Saber que as pessoas estão sendo bem atendidas desde a primeira infância é maravilhoso”, destacou.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS