A Rodovia dos Tamoios, que liga o Vale do Paraíba ao Litoral Norte, deve contar com o sistema de pedágio free flow a partir de novembro deste ano. O sistema automático livre de cancela será instalado no Contorno de São Sebastião.
Leia mais notícias da região aqui
O início da operação está previsto para 17 de novembro de 2024, data da conclusão de implantação dos Contornos de Caraguatatuba e São Sebastião.
A implantação do Sistema Automático Livre, conhecido como free flow, vai substituir a Praça de Pedágio 3 no Contorno de São Sebastião, km 13+500, possibilitando a cobrança de tarifa de pedágio, no valor inicial previsto de R$ 4,80, em livre passagem.
As praças de pedágio de Jambeiro (km 16) e Paraibuna (km 59) continuarão funcionando normalmente.
O que é o free flow?
O sistema permite que motoristas trafeguem sem a necessidade de parar em praças físicas de pedágio tradicional.
Composto por estruturas com câmeras e sensores capazes de identificar o veículo por uma tag de cobrança ou pela placa, a tecnologia permite a cobrança da tarifa de acordo com o trecho rodado, de forma mais fácil, rápida e segura.
O free flow traz uma série de benefícios: maior conveniência para os motoristas, melhoria na fluidez do trânsito, eficiência na coleta de tarifas, além da redução dos custos operacionais.
Como pagar o free flow na Tamoios?
TENHO TAG
O sistema faz a leitura da tag instalada no veículo e a tarifa é cobrada no sistema da tag.
NÃO TENHO TAG
O sistema faz a leitura da placa e o valor da passagem estará disponível para pagamento pelo App Tamoios e site Tamoios. Em ambos, essas funcionalidades estão sendo desenvolvidas.
EVASÃO DE PEDÁGIO
O não pagamento da tarifa caracteriza evasão de pedágio, ficando o usuário sujeito às penalidades previstas no Código de Trânsito Brasileiro.
Localização do free flow Tamoios
Em cor azul na figura abaixo, a localização do free flow:
Contornos
Os contornos Norte e Sul contemplam a construção de 33,9 quilômetros de novas pistas que se ligarão à Rodovia dos Tamoios (SP 099) em Caraguatatuba e seguirão sentido São Sebastião e Ubatuba. O empreendimento inclui a construção e complementação de 43 obras de artes especiais (pontes e viadutos), drenagem, pavimentação e cinco conjuntos de túneis.
Com investimento de R$ 1,5 bilhão, a obra é realizada pela Concessionária Tamoios, com gerenciamento e fiscalização da Agência Reguladora.