Nesta quarta-feira, 22 de maio, é comemorado o Dia do Abraço. Especialistas comprovam que o abraço traz benefícios ao nosso corpo, tanto para saúde quanto para o humor. O simples ato de abraçar alguém pode produzir o “hormônio do amor”, conhecido como oxitocina.
Leia mais notícias da região aqui
Um estudo conduzido pela psiquiatra Karen Grewen, da Universidade de Carolina do Norte, nos Estados Unidos, concluiu que o abraço reduz a quantidade de dois hormônios do estresse: o cortisol e a norepinefrina. Além disso, facilita a produção de oxitocina, associada à produção de bem-estar.
Outra revisão de diversos estudos, publicada em 2023 na revista Nature Human Behaviour, concluiu que o toque físico promove o bem-estar físico e mental nas pessoas. A análise mostrou que o toque consentido pode atuar como tratamento complementar de dores, além de provocar a redução dos sintomas depressivos e ansiosos.
A psicóloga Fabiana Luckemeyer explica que o abraço fisiologicamente, psicologicamente e mentalmente é super importante para a saúde e bem-estar das pessoas. “Quando você abraça você libera hormônios responsáveis pelo prazer, alegria, felicidade. Basicamente, o abraço libera oxitocina”.
O abraço é tão importante que a OMS (Organização Mundial da Saúde) emitiu novas diretrizes, em 2022, para aumentar as chances de sobrevivência e melhorar na qualidade de vida de bebês prematuros. A recomendação é que o contato pele a pele com mãe ou outro cuidador aconteça imediatamente após o nascimento do recém-nascido, chamado de método canguru.
Veja a explicação da psicóloga sobre a importância do abraço: