RIBEIRÃO PRETO, SP (FOLHAPRESS) – A eleição municipal em Ribeirão Preto (a 313 km de São Paulo) conta até aqui com ao menos 11 pré-candidatos à sucessão do prefeito Duarte Nogueira (PSDB), que está em seu segundo mandato seguido e, portanto, fora das urnas em outubro.
Dos 11 nomes colocados pelos próprios políticos ou por seus partidos, quatro já tentaram governar Ribeirão Preto, uma das mais ricas cidades do interior paulista, em eleições anteriores: o deputado federal Ricardo Silva (PSD), a ex-reitora da USP (Universidade de São Paulo) Suely Vilela (PSB), o professor Mauro Inácio (PSOL) e o advogado e professor Coronel Usai (Podemos).
O PT, que governou Ribeirão duas vezes com o ex-ministro Antônio Palocci, deve lançar o advogado e presidente do diretório local Jorge Roque como candidato neste ano, numa eleição que ainda poderá ter o juiz aposentado Ismar Cabral Menezes (Agir) e o empresário Marco Aurélio Martins (Novo) na disputa.
Estão na lista também o ex-secretário de Nogueira Alessandro Hirata (PSDB) e o atual vice-prefeito, Daniel Gobbi (Progressistas), assim como os vereadores Igor Oliveira (MDB), jornalista, e Isaac Antunes (PL), atual presidente da Câmara e empresário.
*
PRÉ-CANDIDATOS À PREFEITURA DE RIBEIRÃO PRETO
– Alessandro Hirata (PSDB)
– Coronel Usai (Podemos)
– Daniel Gobbi (Progressistas)
– Igor Oliveira (MDB)
– Isaac Antunes (PL)
– Ismar Cabral Menezes (Agir)
– Jorge Roque (PT)
– Marco Aurélio Martins (Novo)
– Mauro Inácio (PSOL)
– Ricardo Silva (PSD)
– Suely Vilela (PSB)
CALENDÁRIO ELEITORAL
– 06.abr: data-limite para o registro partidário
– 25.jul a 05.ago: convenções
– 15.ago: prazo para o registro de candidaturas
– 30.ago a 03.out: propaganda eleitoral no rádio e na TV
– 06.out: primeiro turno
– 27.out: segundo turno
MARCELO TOLEDO / Folhapress