O ex-goleiro Velloso, nascido em Araras (SP), foi revelado no Palmeiras e conquistou a vaga de titular na temporada de 1989, estreando contra o Flamengo de Zico.
Além de Velloso, o alviverde também revelou goleiros com Sérgio, Marcos, Zetti etc. Porém, após o último jogo de “São Marcos”, como é conhecido entre os torcedores em 18 de setembro de 2011, o clube não contou com goleiros revelados em suas categorias de base, defendo o gol do profissional.
Goleiros como Fernando Prass que chegou do Vasco em 2013 e Weverton que chegou do Athletico Paranaense em 2018, não foram formados na base da equipe alviverde.
Em relação à falta de goleiros da base, Velloso disse durante entrevista para a reportagem, no último sábado (18), em jogo festivo na cidade de Valparaíso (SP), que o trabalho nas categorias de base do clube está em boas mãos, mas que o clube não revela um goleiro à um bom tempo.
Velloso espera que um goleiro da categoria de base esteja sendo preparado para assumir o posto principal, pois Weverton já está com 36 anos e, em breve, para ele, terá que haver uma renovação. “Espero que mais goleiros surjam da base”
O Velloso
Velloso assumiu a titularidade do Verdão de 1994 até o ano de 1999 e é o quarto goleiro que mais disputou jogos pelo clube, com 458, sendo superado apenas por Leão, Marcos e Valdir Joaquim de Moraes.
Além disso ele defendeu o União São João em 1992 e a equipe do Santos, na temporada de 1993.
Já na seleção brasileira, o goleiro jogou uma única partida, em 1990 contra a Espanha. Na ocasião o Brasil perdeu por 3×0 e foi a estreia do lateral direito Cafú, com a amarelinha.
Atualmente Velloso é comentarista do programa “Os donos da bola” e “Baita Amigos”, do grupo Bandeirantes e é dono de um complexo de quadras em sua cidade de origem.
Por: Guto Ferrarezzi