A Prefeitura de Araçatuba, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Agroindustrial, anuncia que a exigência de vacinação contra febre aftosa em bovinos e bubalinos no estado de São Paulo está oficialmente encerrada. A decisão segue a Portaria nº 665 de 21 de março de 2024, do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), em vigor desde 2 de maio de 2024. Além de São Paulo, outros estados e o Distrito Federal também foram reconhecidos como livres de febre aftosa sem vacinação.
Os estados agora livres da doença sem a necessidade de vacinação incluem Amapá, Amazonas, Bahia, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Piauí, Rio de Janeiro, Roraima, Sergipe, Tocantins e o Distrito Federal. A portaria proíbe nesses locais o armazenamento, comercialização e uso da vacina contra febre aftosa, além do trânsito de animais vacinados, exceto com autorização do Departamento de Saúde Animal do MAPA.
O médico veterinário Rafael Cipriano, do Serviço de Inspeção Municipal (SIM) de Araçatuba, destacou que esse reconhecimento fortalece a produtividade do estado e evidencia a competência de São Paulo em manter um excelente status sanitário para seu rebanho. Após a última campanha de vacinação em novembro de 2023, São Paulo adotou novas medidas para assegurar a sanidade do rebanho, incluindo declarações de rebanho e vigilância contínua, conforme explicado por Breno Welter, gerente do Programa Estadual de Erradicação da Febre Aftosa (PEEFA).