CURITIBA, PR (FOLHAPRESS) – O Rio Grande do Sul ainda registra mais de 100 mil pontos sem energia elétrica devido às chuvas e inundações que atingem o estado desde o início do mês, de acordo com boletim divulgado pelo governo estadual neste domingo (26). Os serviços são prestados pelas empresas CEEE Grupo Equatorial e RGE Sul, que pertence à CPFL Energia.
Segundo o governo estadual, os serviços ofertados pela CEEE Grupo Equatorial não estão funcionando em 42.670 pontos, o que abarca 2,2% do total de clientes da empresa.
Em comunicado público feito na quinta-feira (23), a CEEE apontava que 33 mil clientes estavam sem energia elétrica somente na cidade de Porto Alegre em 31 mil casos, os desligamentos ocorreram por motivos de segurança, e atendendo a pedido da Defesa Civil, do Corpo de Bombeiros e da prefeitura.
A empresa diz que opera dia e noite “com o objetivo de alinhar ações conjuntas para minimizar riscos e restabelecer a energia elétrica dos gaúchos com a máxima agilidade e segurança”.
A CEEE Grupo Equatorial atua em 72 municípios das regiões Metropolitana, Sul, Centro-Sul, Campanha, Litoral Norte e Litoral Sul e tem quase 1,8 milhão de clientes.
Já a empresa RGE Sul, que atua em 381 municípios, está com cerca de 70 mil pontos sem energia elétrica (2,3% do total de clientes), de acordo com o governo estadual. No pior momento da tragédia, o serviço chegou a ser interrompido para 315,2 mil clientes, segundo a empresa.
Comunicado da companhia encaminhado à reportagem no início da tarde deste domingo indica que as regiões mais afetadas são Metropolitana (46 mil), Vale dos Sinos (16,1 mil), Vale do Taquari (4 mil) e Vale do Rio Pardo (2,6 mil).
A RGE afirma que trabalha para normalizar o fornecimento “no menor tempo possível”, mas pontua desafios, como, por exemplo, bloqueios de estradas estaduais e federais, “que impedem o tráfego de veículos, como caminhões de grande porte carregados com postes, transformadores e outros equipamentos”.
Além da falta de energia elétrica, clientes da Vivo em dois municípios enfrentam problemas com serviços de telefonia e internet, de acordo com o governo estadual. Tim e Claro estão com os serviços normalizados.
Em nota, a Vivo informou à reportagem neste domingo que há “instabilidade temporária” dos serviços nas cidades de Muçum e Cruzeiro do Sul e que “o retorno de sua operação móvel segue avançando a cada dia”.
“No entanto, todos os clientes da empresa dessas regiões seguem com cobertura dos serviços garantidos, por meio do serviço de roaming, habilitado com outras operadoras, de forma gratuita. Para usar a tecnologia, é preciso ativar nos aparelhos celulares a opção Roaming e Seleção Automática de Operadora”, diz a empresa.
Em relação aos sistemas de água e esgoto, o governo estadual informa que os serviços ofertados pela Corsan (Companhia Riograndense de Saneamento) estão normalizados. A Corsan atua em 317 municípios.
No final da tarde de sexta-feira (24), a companhia informou que “todos os sistemas de abastecimento da Corsan severamente atingidos pelas cheias, em 67 cidades, foram recuperados”.
No pico das cheias, em 4 de maio, foram registrados 906 mil pontos sem água em todo o Rio Grande do Sul, segundo a Corsan.
CATARINA SCORTECCI / Folhapress